Piaggio Ape utiliza suspensão de motocicleta
Gabriel Marazzi
Piaggio Ape utiliza suspensão de motocicleta

Nós não os vemos muito por aí, mesmo nas grandes cidades, mas a cultura dos triciclos é bem conhecida pelo mundo, em especial nos países orientais . Sempre que os vemos em cenas de cinema, a impressão que nos passa é de rapidez e aventura . Quem é que nunca viu ou ouviu falar dos tuk-tuk ?

Por esses dias de fim de ano fui experimentar o Piaggio Ape Passenger , versão de passageiros do triciclo que é fabricado na índia e importado pela 2W Motors , de São Paulo. Não, não é um automóvel , apesar das dimensões, nem tem a agilidade de uma motocicleta , mas o meio-termo cai muito bem nesse veículo, que usa a mesma placa de identificação das motocicletas e as lembra muito, principalmente devido ao guidão.

Guidão, como em uma motocicleta
Gabriel Marazzi
Guidão, como em uma motocicleta

Isso é uma grande vantagem para quem usa o veículo no dia a dia, pois além de exigirem apenas a carteira de habilitação na categoria A (motos), recolhem o imposto IPVA como motocicleta e, no caso da cidade de São Paulo, ficam fora do rodízio semanal de veículos. Resta saber se um triciclo como esse deve estacionar em bolsões de motos ou precisa pagar o estacionamento público na Zona Azul . Vamos averiguar.

Na hora de estacionar: moto ou carro?
Gabriel Marazzi
Na hora de estacionar: moto ou carro?

O triciclo Piaggio Ape Passenger leva quatro ocupantes, o piloto, na frente, e mais três passageiros, no banco traseiro, todos com cinto de segurança. Pilotá-lo exige os mesmos procedimentos da antiga Vespa: guidão com embreagem e seletor de câmbio na manopla esquerda e acelerador e comutador de luzes do lado esquerdo. O freio é único, acionado pelo pé esquerdo.

O Piaggio Ape Passenger leva o piloto mais três passageiros
Gabriel Marazzi
O Piaggio Ape Passenger leva o piloto mais três passageiros

O motor do Piaggio Ape Passenger é um monocilindro de 230 cm3 de cilindrada e refrigeração a ar , com potência declarada de 12 cv a 4.500 rpm e torque de 1,84 kgfm e 3.100 rpm . O câmbio é de quatro marchas , mais ré, com acionamento no punho esquerdo do guidão. Para mudar as marchas, basta puxar o manete da embreagem e girar a manopla para cima ou para baixo. A marcha a ré é engatada por meio de uma alavanca.

O motor do Piaggio Ape Passenger é monocilíndrico refrigerado a ar
Gabriel Marazzi
O motor do Piaggio Ape Passenger é monocilíndrico refrigerado a ar

De acordo com o importador, o Ape Passenger pode transportar até 300 kg, com velocidade de até 60 km/h . Para transporte de cargas, há versão “picape”, com caçamba, capaz de transportar até 500 kg em sua caçamba aberta . Para isso, seu motor é um pouco mais forte do que o do Passenger, com potência de 14 cv a 4.100 rpm e torque de 2,5 kgfm a 3.100 rpm. O motor do Ape Cargo também é monocilíndrico, porém, refrigerado a água, e seu câmbio é de cinco marchas (mais ré).

Traseira lembra a de um micro-carro
Gabriel Marazzi
Traseira lembra a de um micro-carro

O Piaggio Ape Passenger custa R$ 41.900 e está disponível nas cores amarela, branca, azul e verde. Já o Piaggio Ape Cargo custa R$ 42.900 e está disponível nas cores amarela, branca, azul e marrom.

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