Algumas das novidades que chegam com a nova Tiger Sport podem ser vistas. Outras, só são notadas pilotando

A Triumph Tiger Sport 1050 é uma esportiva multiuso, própria para longas viagens em estradas asfaltadas
Divulgação
A Triumph Tiger Sport 1050 é uma esportiva multiuso, própria para longas viagens em estradas asfaltadas

Existem marcas de veículos, sejam automóveis ou motocicletas, que acabam imortalizando um determinado modelo, mesmo que este figure entre vários outros de grande sucesso. A Triumph Tiger é um desses casos. Tiger é atualmente o nome mais conhecido entre as motocicletas da marca inglesa, com três versões disponíveis bastante diferenciadas umas das outras, a 800, com motor de exatos 800 cm 3 , a Explorer , com motor de 1.215 cm 3 , e a Sport , com motor de 1.050 cm 3 , todas de três cilindros em linha. E é justamente a  Sport que chega agora ao Brasil com novidades.

LEIA MAIS: Triumph lança dos modelos divertidos: Explorer 1.200 e Speed Triple

 A primeira Triumph Tiger produzida data de 1937, com motores monocilíndricos de 250, 350 e 500 cm 3 , respectivamente denominadas Tiger 70, Tiger 80 e Tiger 90. O número refere-se à velocidade máxima do modelo, em milhas por hora. A mais icônica das Tiger, no entanto, foi a Tiger T100, com o famoso motor Speed Twin de dois cilindros e 500 cm 3 , capaz de levar a motocicleta aos 160 km/h (100 milhas por hora).

Em 1953, a Tiger T110 com motor twin de 650 cm 3 chegava, logicamente, às 110 milhas por hora (160 km/h). Em 1959, um novo ícone surgia: a Triumph Bonneville T120 , continuação da saga Tiger porém com um novo nome que faria sua própria história até os dias atuais. A Bonneville T140 com motor de 750 cm 3 foiproduzida por curto período antes do fechamento da fábrica, em 1983.

LEIA MAIS:  Triumph Street Twin une nostalgia ao conforto e à tecnologia

 A última Tiger produzida antes do recesso foi a Trail, com motores twin de 650 e 750 cm 3 e que já anteciparia a chegada das novas Tiger uma década depois. Com o ressurgimento da marca Triumph , nos anos 90, a Tiger volta em 1993 já com o motor três cilindros de 900 cm 3 , evoluindo para a Tiger 955i em 2001 e, finalmente, a Tiger 1050 em 2007. Essa é a nova linhagem da Triumph Tiger, com a 800 chegando em 2010 e a Explorer 1200 em 2012.

Pilotando a nova Triumph Tiger Sport

A nova Triumph Tiger Sport tem motor tricilíndrico de 1.050 cm 3 com 126 cv de potencia, 1 cv a mais, apenas, em relação à versão anterior. As inovações de maior destaque, no entanto, estão em detalhes mecânicos, como os pistões e o escapamento, e em diversas melhorias no controle eletrônico de pilotagem, o que inclui o novo acelerador ride-by- wire e o controle de tração.

LEIA MAIS:  Começam as vendas dos modelos Triumph Explorer XR e XCx

A Tiger Sport tem três modos eletrônicos de pilotagem, um deles, inclusive, impedindo que a motocicleta empine a dianteira em arrancadas muito rápidas. Como o próprio nome sugere, a Triumph Sport tem uma pegada bastante esportiva, bem diferente do estilo bigtrail dos outros modelos da família Tiger, a 800 e a Explorer . Própria para longas viagens em boas estradas asfaltadas, a melhora na pilotagem em relação à versão anterior é facilmente notada.  A nova Triumph Sport tem preço de R$ 52.990.