![A Triumph Tiger Sport 1050 é uma esportiva multiuso, própria para longas viagens em estradas asfaltadas A Triumph Tiger Sport 1050 é uma esportiva multiuso, própria para longas viagens em estradas asfaltadas](http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/2s/sd/ed/2ssdeddfoo3votkdl07n7o0a6.jpg)
Existem marcas de veículos, sejam automóveis ou motocicletas, que acabam imortalizando um determinado modelo, mesmo que este figure entre vários outros de grande sucesso. A Triumph Tiger é um desses casos. Tiger é atualmente o nome mais conhecido entre as motocicletas da marca inglesa, com três versões disponíveis bastante diferenciadas umas das outras, a 800, com motor de exatos 800 cm 3 , a Explorer , com motor de 1.215 cm 3 , e a Sport , com motor de 1.050 cm 3 , todas de três cilindros em linha. E é justamente a Sport que chega agora ao Brasil com novidades.
LEIA MAIS: Triumph lança dos modelos divertidos: Explorer 1.200 e Speed Triple
A primeira Triumph Tiger produzida data de 1937, com motores monocilíndricos de 250, 350 e 500 cm 3 , respectivamente denominadas Tiger 70, Tiger 80 e Tiger 90. O número refere-se à velocidade máxima do modelo, em milhas por hora. A mais icônica das Tiger, no entanto, foi a Tiger T100, com o famoso motor Speed Twin de dois cilindros e 500 cm 3 , capaz de levar a motocicleta aos 160 km/h (100 milhas por hora).
Em 1953, a Tiger T110 com motor twin de 650 cm 3 chegava, logicamente, às 110 milhas por hora (160 km/h). Em 1959, um novo ícone surgia: a Triumph Bonneville T120 , continuação da saga Tiger porém com um novo nome que faria sua própria história até os dias atuais. A Bonneville T140 com motor de 750 cm 3 foiproduzida por curto período antes do fechamento da fábrica, em 1983.
Você viu?
LEIA MAIS: Triumph Street Twin une nostalgia ao conforto e à tecnologia
A última Tiger produzida antes do recesso foi a Trail, com motores twin de 650 e 750 cm 3 e que já anteciparia a chegada das novas Tiger uma década depois. Com o ressurgimento da marca Triumph , nos anos 90, a Tiger volta em 1993 já com o motor três cilindros de 900 cm 3 , evoluindo para a Tiger 955i em 2001 e, finalmente, a Tiger 1050 em 2007. Essa é a nova linhagem da Triumph Tiger, com a 800 chegando em 2010 e a Explorer 1200 em 2012.
Pilotando a nova Triumph Tiger Sport
A nova Triumph Tiger Sport tem motor tricilíndrico de 1.050 cm 3 com 126 cv de potencia, 1 cv a mais, apenas, em relação à versão anterior. As inovações de maior destaque, no entanto, estão em detalhes mecânicos, como os pistões e o escapamento, e em diversas melhorias no controle eletrônico de pilotagem, o que inclui o novo acelerador ride-by- wire e o controle de tração.
LEIA MAIS: Começam as vendas dos modelos Triumph Explorer XR e XCx
A Tiger Sport tem três modos eletrônicos de pilotagem, um deles, inclusive, impedindo que a motocicleta empine a dianteira em arrancadas muito rápidas. Como o próprio nome sugere, a Triumph Sport tem uma pegada bastante esportiva, bem diferente do estilo bigtrail dos outros modelos da família Tiger, a 800 e a Explorer . Própria para longas viagens em boas estradas asfaltadas, a melhora na pilotagem em relação à versão anterior é facilmente notada. A nova Triumph Sport tem preço de R$ 52.990.