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Confira o vídeo de avaliação da versão hatch topo de linha, equipada com motor 1.5 flex, câmbio CVT e com preço sugerido de R$ 77.590

A Toyota lançou neste mês o Yaris, nas configurações hatch e sedã, com preços iniciais de R$ 59.590 e R$ 63.990, respectivamente. Aposta do fabricante para disputar o mercado de compactos premium do Brasil, a novidade foi posicionada entre o Etios e o Corolla, modelos que têm motivos para sentir inveja do “irmão” Toyota Yaris,  recém-chegado ao país.

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Para destacar as qualidades do Toyota Yaris frente aos parentes, escolhi a versão hatch topo de linha, XLS, tabelada em R$ 77.590, para avaliar durante o evento de lançamento. Sob o capô, o carro traz o mesmo motor 1.5 flex do Etios, mas recalibrado para render 110 cv e 14,9 kgfm, ante os 107 cv e 14,7 kgm do hatch com o qual divide plataforma.

O câmbio automático, no entanto, não seguiu o parentesco do Etios. Em vez da caixa de quatro velocidades, o Yaris adotou a transmissão CVT do Corolla, mantendo inclusive as sete marchas virtuais, que na configuração mais cara podem ser selecionadas pela manopla ou por aletas atrás do volante multifuncional.

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Mas não é só o câmbio que o Yaris tem de melhor em relação ao Etios. No vídeo, mostro os detalhes do design da carroceria, bem mais atraente, e também da cabine, com melhor nível de acabamento e desenho, em que pese, na minha opinião, ser bastante parecida com a do Honda City, um de seus principais concorrentes no segmento de sedãs compactos premium. Com o carro em ação, aponto as vantagens do lançamento em termos de conforto – o silêncio a bordo da cabine impressiona.

Em relação ao Corolla, o Yaris se sobressai por oferecer alguns recursos não encontrados no sedã médio, como teto solar. O novo Toyota traz ainda uma central multimídia mais moderna, rápida, intuitiva e com possibilidade de espelhamento de alguns aplicativos, como o Waze para iPhone.

Bem equipado

Toyota Yaris: novo compacto mostra qualidades para enfrentar os principais rivais, VW Virtus e Fiat Cronos
Leandro Alvares/iG Carros
Toyota Yaris: novo compacto mostra qualidades para enfrentar os principais rivais, VW Virtus e Fiat Cronos

Sobre os equipamentos de série, vale mencionar também que o Yaris traz faróis de neblina, retrovisor fotocromático, vidros elétricos com a função um toque e acendimento automático dos faróis em todas as versões, algo que não ocorre com o Corolla. Todos esses recursos são indisponíveis para a configuração de entrada do sedã, GLi, tabelada em R$ 89.990.

Mas nem tudo é perfeito no Yaris. Neste vídeo, falo sobre os detalhes que poderiam ser melhorados no lançamento, como a oferta de rodas de liga leve maiores – toda a linha conta com aro 15 – e do banco bipartido, disponível só a partir da versão XL Plus Tech.

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A ausência de ajuste de profundidade da coluna de direção do Toyota Yaris é outro aspecto negativo da novidade, sem falar de um outro detalhe relacionado ao volante que desagradou bastante. Mas este eu deixo como suspense para você conferir no vídeo. Vale a pena ficar atento também às observações sobre o espaço interno. Quer um spoiler? Adultos com mais de 1,80 metro vão sofrer com a área livre para a cabeça.

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