Pilotar moto na chuva exige cuidados para evitar acidentes. Ficar atento à manutenção também é importante
Divulgação
Pilotar moto na chuva exige cuidados para evitar acidentes. Ficar atento à manutenção também é importante

A revisão periódica do sistema de ignição é uma aliada do motociclista em épocas de chuva. De acordo com o consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori, a checagem das peças pode evitar, por exemplo, possíveis falhas do motor. “As motocicletas, em geral, transitam em condições mais severas que os automóveis. Por isso, é preciso estar bem atento aos componentes de desgaste natural, como os da ignição”, explica Mori, que fala sobre os cuidados para evitar problemas com a moto na chuva.

LEIA MAIS: Vespa mais antiga vai a leilão e poderá ser arrematada por R$ 600 mil

Segundo ele, caso os veículos apresentem falhas em dias chuvosos, é preciso averiguar o terminal supressivo, componente também conhecido como cachimbo, que é o responsável por conduzir a corrente elétrica do transformador até a vela de ignição, e vedar a entrada de umidade e água. “Em caso de falha na peça, a motocicleta apresentará perda de potência, falhas no motor, aumento no consumo de combustível e dos níveis de emissões”, afirma o especialista para ninguém correr risco ao pilotar uma moto na chuva.

O consultor diz ainda que, caso o componente apresente problemas, é recomendável que a sua troca seja imediata. “É importante inspecionar também os outros itens da ignição, como a vela, já que ela pode indicar problemas em outras peças da motocicleta”, alerta Mori.

Cuidados ao pilotar na chuva

1 - Por causa da sujeira no piso, vale a pena tomar mais cuidado nos primeiros minutos de chuva, quando existe risco da moto escorregar. Portanto, não se deve subestimar qualquer tipo de chuva, mesmo as leves.

LEIA MAIS:  Moto mais rápida do mundo, com V8 de 500 cv, vai a leilão nos EUA

2 -  Sob chuva, deve-se adotar uma postura adequada na moto. Nas curvas fechadas, o ideal é inclinar o corpo mais do que a linha da motocicleta. E nas abertas, a inclinação da moto deve ser a minima possível.

3 -  Reduzir a velocidade e evitar desvios repentinos também são recomendações para pilotar moto na chuva, bem como usar o chamado freio motor e nunca fazer movimentos bruscos, o que pode causar desequilíbrio da motocicleta. 

4 -   Manter uma distância segura do carro da frente e usar a trilha deixada pelos pneus dos carros é outra dica para quem tiver que pegar chuva a bordo de uma moto.

LEIA MAIS:  BMW mostra como deverão ser as motos do futuro. Saiba mais detalhes

5 – Sempre deve-se verificar o estado dos pneus para estar sempre preparado para se pilotar uma moto na chuva , caso contrário o risco de acidente é grande. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!