Depois de algumas fotos de unidades camufladas, eis que aparece uma imagem da versão renovada do Ford Fiesta sem disfarces, que acabou vazando pelo Facebook. O carro deverá ser lançado antes de terminar o ano para entrar a tempo na briga com o VW Polo, Fiat Argo, Peugeot 208 e companhia. Pelo visto, a idéia foi deixar o carro feito em São Bernardo do Campo (SP), o mais parecido possível com a nova geração que já vendida na Europa desde o final do primeiro semestre.
LEIA MAIS: Ford Fiesta renovado é visto em fase final de testes, ainda camuflado
Os retoques no desenho do Ford Fiesta se destacam pela frente renovada. As mudanças estão na nova grade, com aspecto mais moderno e esportivo que a anterior, embora seja do mesmo tamanho. Além disso, o para-choque segue o mesmo padrão arrojado, com linhas que dão um aspecto mais agressivo. Novos também são os faróis, que passaram a ter LED no lugar de lâmpadas e com discretos detalhes diferentes na comparação com os anteriores.
Embora apenas a imagem da frente tenha vazado, sabe-se que a traseira ficará praticamente sem novidades, exceto pelas lentes das lanternas mais transparentes. O que vai mudar mais mesmo é a central multimídia, que passará a ser a Sync 3, bem mais moderna que a oferecida hoje em dia no Fiesta nacional. Além disso, o carro deverá receber apenas novo padrão de acabamento, mas nada muito significativo.
LEIA MAIS: Novo Ford Fiesta é revelado na Europa e terá versão aventureira
Na parte mecânica também não haverá alterações. Não será dessa vez que o Fiesta vai receber o novo 1.5, de três cilindros, que equipa o EcoSport. Continuará com o 1.6 Sigma TiVCT, de 128 cv e 16 kgfm de torque a 5.000 rpm, que pode funcionar com câmbio manual, de cinco marchas, ou automatizado, de dupla embreagem Powershift, de seis. Os modelos mais caros trocam o 1.6 pelo 1.0 EcoBoost, de 125 cv e 17,3 kgfm a 1.400 rpm. Ou, pelo menos, até a Ford começar produzir o novo 1.5 no Brasi, já que vem da Índia atualmente.
Segmento em alta
Não é à toa que a Ford vai adotar mudanças no Fiesta. Será uma forma de dar mais apelo ao carro que faz parte de um segmento que está em alta no Brasil. Afora a chegada da nova geração do VW Polo, a Fiat lançou o Argo e a Toyota já confirmou que vai fabricar o Yaris em Sorocaba (SP), como fruto de um investimento de R$ 1 bilhão.
LEIA MAIS: Toyota confirma produção do Yaris no Brasil. Saiba mais detalhes
Além do Ford Fiesta renovado e desses três modelos, o grupo Peugeot-Citroën atualizou os compactos 208 e C3 com a nova caixa automática de seis marchas, atingindo os R$ 75 mil e R$ 65 mil, respectivamente. Mais adiante é possível que a Nissan venha a fabricar a nova geração do March, que tem a mesma base do SUV Kicks.