Hyundai HB20S Evolution: sedã compacto se mostra melhor que o Ford Ka Sedan que deixou de ser produzido em janeiro
Cauê Lira/iG Carros
Hyundai HB20S Evolution: sedã compacto se mostra melhor que o Ford Ka Sedan que deixou de ser produzido em janeiro

Em janeiro de 2021, a Ford pegou todos de surpresa ao anunciar o encerramento de sua produção nacional. A decisão fez a marca americana abdicar de seus veículos de maior volume no mercado brasileiro, como Ka , Ka Sedan e EcoSport . Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o trio foi responsável por 117 mil emplacamentos em 2020.

Como sugere o ditado popular, enquanto uns choram outros vendem lenços. Todas as rivais voltaram os olhos aos clientes da Ford, interessadas em abocanhar essa grande fatia do mercado nacional. Entre elas, a Hyundai tem uma das melhores oportunidades.

A marca coreana manteve resultados consistentes ao longo da última década, subindo de coadjuvante para a quarta maior fabricante de veículos do Brasil. Um de seus principais produtos, o Hyundai HB20S , tem grandes chances de captar antigos clientes do Ford Ka Sedan .

Entenda o motivo

Para começar, Hyundai HB20S e Ford Ka Sedan estão na mesma faixa de preço. O modelo coreano começa em R$ 61.090 na versão Vision 1.0 aspirada, podendo chegar a R$ 84.090 na versão Diamond Plus com motor 1.0 turbo. As unidades do Ka Sedan ainda disponíveis nas concessionárias da Ford partem de R$ 55.390 na versão SE 1.0, chegando a R$ 77.890 no modelo 1.5 Titanium.

No caso do modelo avaliado hoje por nossa reportagem – o HB20S Evolution com motor turbo (R$ 77.090) – seu rival direto é o Ka Sedan 1.5 Titanium, que tem praticamente o mesmo preço. Mas quais são os adereços que podem fazer um cliente da Ford migrar para a Hyundai em grande estilo em 2021?

Motor turbo

Hyundai HB20S Evolution tem motor 1.0 turbo de 120 cv, potência para acelerar de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos
Divulgação
Hyundai HB20S Evolution tem motor 1.0 turbo de 120 cv, potência para acelerar de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos

Para começar, ambos os sedãs contam com mecânicas bem modernas, mas o Hyundai acaba sendo favorecido por ser um modelo turbo. O HB20S entrega 120 cv e 17,5 kgfm de torque a 1.500 rpm, enquanto o Ka Sedan desenvolve 136 cv e 16,1 kgfm de torque a 4.750 rpm.

Perceba que o Ka Sedan precisa girar até 4.750 rpm para entregar seu torque cheio, enquanto o HB20S entrega toda sua força a apenas 1.500 rpm. O fato do sedã da Ford não ser turbo sempre fez com que seu desempenho deixasse a desejar na comparação com Virtus , Onix e HB20 .

O câmbio automático de seis marchas do HB20S tem trocas suaves e sem solavancos, respondendo bem aos comandos do motorista no acelerador. Em uma retomada na estrada, basta afundar o pé para que o modelo desperte seus 120 cv de potência e execute a ultrapassagem sem maiores esforços. 

Nesta mesma situação, o dono de um Ka Sedan teria que exigir o máximo do motor 1.5 aspirado, de três cilindros, aumentando o consumo de combustível e o nível de ruído interno na cabine. De fato, um motor turbo poderia ter garantido sobrevida ao modelo da Ford.

Segundo o Inmetro, o HB20S Evolution pode marcar 8,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol, além de 12,7 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com gasolina. Os números superam os resultados do Ford Ka Sedan, que segundo o Inmetro marca 8,4 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol, e 11,7 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina.

Ergonomia

Por ser um projeto mais moderno, o Hyundai HB20S Evolution é mais resolvido na ergonomia para o motorista do que o Ford Ka Sedan Titanium . O modelo coreano tem ajustes de altura e profundidade, enquanto o americano tem apenas ajustes de altura.

Este pode parecer um detalhe simples, mas o ajuste de profundidade do volante faz muita diferença ao determinar a posição para dirigir. Ele interfere diretamente no posicionamento do banco do motorista, além do ângulo do braço. 

Se o motorista for alto e tiver os braços compridos, poderá “roubar” espaço do ocupante do banco traseiro se não tiver regulagem de profundidade no volante. Logo, este recurso pode garantir até mais alguns centímetros de espaço interno no veículo. 

Equipamentos

O Hyundai HB20S Evolution também tem mais recursos de tecnologia que o Ford Ka Sedan. O coreano conta com ar-condicionado digital, cluster com computador de bordo em tela de cristal líquido, carregador rápido para smartphones e sistema start-stop.

Ambos contam com quatro airbags (frontais e laterais) e controles de estabilidade e tração, mas o Ford Ka se destaca por integrar sistema de chamada de emergência, que pode facilitar o resgate dos passageiros no caso de um acidente grave.

Conclusão

O futuro revela boas oportunidades para o Hyundai HB20S, que pode cativar donos do Ka Sedan
Divulgação
O futuro revela boas oportunidades para o Hyundai HB20S, que pode cativar donos do Ka Sedan

Se você é dono de Ford Ka Sedan – ou pensava em comprar um  – e foi surpreendido com a notícia do encerramento das operações da marca no Brasil, o Hyundai HB20 é uma boa pedida. Ele tem praticamente o mesmo preço do rival descontinuado, mas é mais tecnológico, econômico e bem resolvido. Não se surpreenda se a quantidade de donos do sedã compacto coreano aumentar na sua cidade.

Você viu?

Ficha Técnica

Hyundai HB20S 1.0 Evolution

Preço: R$ 77.090

Motor: 1.0, três cilindros, turbo

Potência: 120 cv (E) / 120 cv (G) a 6.000 rpm

Torque: 17,5 kgfm (E) / 17,5 kgfm (G) a 1.500 rpm

Transmissão: Automático, seis marchas , tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus: 185/60 R15

Tanque: 50 litros

Porta-malas: 475 litros

Consumo etanol: 8,8 km/l (cidade) / 12,7 km/l (estrada)

Consumo gasolina: 11 km/l (cidade) / 15,3 km/l (estrada)

Velocidade máxima: 191 km/h


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!