O Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI Brasil) atualiza todos os meses a tabela do índice Car Group. O órgão realiza crash-tests dianteiros e traseiros nos veículos analisados, faz os reparos e uma avaliação individual das peças envolvidas. O resultado é uma classificação baseada no índice, levando em conta os custos da reparação, o tempo de substituição do componente e a cesta básica de peças.
Dessa forma, o CESVI desenvolveu uma nota técnica para designar o índice de reparabilidade . Quanto menor a nota, mais fácil, barato e rápido é consertar o veículo. Saiba quais são os melhores sedãs compactos neste quesito.
5 - Nissan Versa V-Drive - 60 pontos
Com o lançamento da nova geração do Versa, a Nissan mudou o nome do modelo anterior para V-Drive . Segundo o CESVI, foram necessárias 17 horas para reparar completamente a dianteira e 26 horas para efetuar o conserto na traseira. O preço da cesta básica de peças é R$ 16.848.
O Versa V-Drive tem cinco versões no Brasil: 1.0 básico (R$ 58.990), 1.6 básico (R$ 62.990), 1.6 Special Edition CVT (R$ 69.990), 1.6 CVT Plus (R$ 74.490) e 1.6 Premium CVT (R$ 79.490).
4 - Fiat Grand Siena - 48 pontos
Segundo o CESVI Brasil, o Fiat Grand Siena é o quarto sedã mais fácil e barato de reparar na categoria dos compactos. São necessárias 33 horas para efetuar os reparos totais da dianteira e 18 horas para consertar a traseira. A cesta básica de peças custa R$ 19.679.
O Fiat Grand Siena está disponível em quatro versões nas concessionárias da Fiat: 1.0 básico (R$ 51.290), 1.0 Attractive (R$ 52.490), 1.4 básico (R$ 55.740) e 1.4 Attractive (R$ 57.490). Desde que a Fiat lançou o Cronos, o Grand Siena foi rebaixado para sedã de entrada, atendendo motoristas de aplicativo que querem economizar.
3 - Chevrolet Onix Joy Plus - 27 pontos
A medalha de prata no índice de reparabilidade dos sedãs compactos fica com o Chevrolet Onix Joy Plus . Segundo o CESVI, são necessárias 18 horas para consertar a dianteira e 26 horas para reparar a traseira. A cesta básica de peças custa R$19.629.
Apenas duas versões estão disponíveis no Brasil: 1.0 básico (R$ 56.090) e 1.0 Black (R$ 56.890). Vale mencionar que o Chevrolet Joy Plus ainda se chamava Prisma quando foi avaliado pelo CESVI.
2 - Toyota Etios Sedan - 22 pontos
A medalha de prata vai para o Toyota Etios Sedan , de acordo com o ranking Car Group. O modelo precisa de 26 horas para ter tanto a dianteira quanto a traseira reparadas completamente. A cesta básica de peças custa R$ 13.380.
O Toyota Etios Sedan pode ser adquirido em quatro versões: 1.5 X (R$ 60.590), 1.5 X automática (R$ 66.190), 1.5 X Plus (R$ 66.790) e 1.5 X Plus automática (R$ 72.690). O sedã de entrada da Toyota perdeu espaço desde a chegada do Yaris Sedan em 2018.
1 - VW Virtus - 11 pontos
O campeão do índice de reparabilidade do CESVI Brasil é o Volkswagen Virtus . Segundo o órgão de segurança, são necessárias 11 horas para consertar a dianteira e apenas 6 para efetuar os reparos na traseira. A cesta básica de peças custa R$ 13.120.
O VW Virtus tem cinco versões para o público geral: 1.6 básica (R$ 74.940), 1.6 automática (R$ 80.850), 1.0 TSI Comfortline (R$ 84.950), 1.0 TSI Highline (R$ 98.950) e 1.4 GTS (R$ 107.990).