Imagine carros com pneus redondos, que podem mover o carro em qualquer direção. Essa é a ideia que a Goodyear vende com o conceito Eagle-360, apresentado no Salão de Genebra (Suíça), até o próximo dia 13. De acordo com a fabricante, a novidade poderia usada em conjunto com veículos autônomos.
A primeira dúvida que surge é como esse pneu vai ficar preso ao carro, já que não há porcas. O Eagle-360 utiliza magnetismo para fazer a carroceria flutuar sobre as rodas, da mesma forma que o trem Maglev no Japão. Como o carro levita, qualquer irregularidade na pista é compensada pelas rodas e elimina de vez o desconforto de passar em um buraco. Sem falar que não há ruído vindo da rodagem.
O pneu tem um material parecido com uma esponja dentro das ranhuras. Quando é molhado, ele amolece e contrai, aumentando o espaço para evitar aquaplanagem. Se a pista está cheia, o material fica duro, consequentemente, elevando a rigidez do pneu e sua aderência. Utilizar essa tecnologia vai permitir que os veículos andem em qualquer direção, aumentando a segurança e facilitando as balizas.
Apesar de a ideia ser muito boa, é uma tecnologia que está longe de chegar às ruas. Seria necessário equipar os carros com o sistema para trabalhar com o campo magnético, além do alto custo de produção. Quem sabe ele não seja lançado na mesma época que o carro do futuro da BMW .