A marca chinesa Lifan apresenta a versão com câmbio automático do SUV X60 para a imprensa na sua sede em Chongqing (China) e a reportagem de iG Carros acompanhou de perto todos os detalhes da novidade que chega ao Brasil em outubro. Também fizemos um breve teste drive e ficou claro que a nova caixa do tipo CVT deve agradar em cheio. Como é característico desse tipo de transmissão, não há trancos entre as trocas e o sistema funciona com suavidade, sem deixar de ter um desempenho adequado à proposta de carro familiar.
Além da nova opção de câmbio, o X60 vai ganhar retoques no desenho que deixaram o SUV com aspecto mais moderno. Já começa pelos faróis com bordas de LED, o que ajuda a dar ao SUV chinês um aspecto mais arrojado. A grade dianteira também mudará, passando a ter uma barra horizontal com o a inscrição " Lifan ". Novo também é o para-choque dianteiro, com entradas de ar maiores e com luzes embutidas, tanto diurnas quanto de neblina. A traseira muda pouco, apenas com as lentes das lanternas que receberam novos elementos internos e o para-choque com retoques sutis.
Por dentro, as mudanças também serão discretas. Além da alavanca do câmbio automático CVT, que pode ser deslocada para o lado direito para trocas sequenciais, o painel deverá passar a ter uma tela maior do sistema multimídia entre outros pequenos detalhes. Outra novidade é a inclusão do controle de estabilidade (ESP). Ainda não há uma definição sobre o preço do X60 automático CVT, que deverá ser mostrado no Salão do Automóvel, em São Paulo, entre 10 e 20 de novembro, mas isso também está para ser definido, uma vez que a Chery chegou a declarar que não vai participar do evento e a JAC indica que fará o mesmo. Vale lembrar que o X60 manual mais em conta custa atualmente R$ 61.990, o que significa que o CVT poderá partir de algo em torno de R$ 70 mil.
Você viu?
O que muda na nova geração
Depois do X60 renovado e com opção de ser equipado com câmbio automático CVT, chegará a vez do lançamento da nova geração do modelo, que passará a ser fabricada sobre a nova plataforma A, que também será utilizada em uma nova leva de 10 modelos que a Lifan vai lançar no mundo a partir de 2017. Além do SUV, haverá uma minivan e o sedã. No Brasil, o novo X60 está prevsito para estrear em 2018.
Assim como o SUV X80 , de sete lugares, que também está nos planos da Lifan do Brasil, o novo X60 vai ser equipado com controle eletrônico de estabilidade (ESP), mas terá o mesmo porte do modelo atual, com 4,33 metros de comprimento e entre-eixos de 2,6 metros, o que garante uma boa dose de espaço e conforto para quem vai sentado no banco traseiro com encostos reclináveis e bipartidos (1/3 e 2/3).
Também é possível que o novo X60 2018 seja equipado com motor flex, de acordo com o que explicou o presidente mundial da Lifan , Mu Gang. Ele também disse que o carro contará com novos sistemas multimídia com melhor conectividade com celulares iOS e Android. E, dependendo da conjuntura econômica do Brasil, Gang não descarta a possibilidade de construir uma fábrica no País. Por enquanto, a marca traz do X60 importado do Uruguai, onde tem uma linha de montagem desde 2014. E continua com os 46 concessioários espalhados pelo mercado brasileiro, volume que tende a aumentar futuramente, o que depende, mais uma vez, da recuperação do mercado no Brasil.