Quando o governo brasileiro implantou o regime automotivo Inovar-Auto , fez uma exigência: todos os veículos devem melhorar seu nível de rendimento energético (ou seja, beber menos combustível). Isso se aplica até mesmo para os carros baratos, aqueles bem no começo da linha da marca que não vem nem com ar condicionado. Vamos te contar quais são os carros mais econômicos por até R$ 45 mil, segundo as medidas do Inmetro.
Tudo bem, R$ 45 mil não é preço de carro barato, mas não é possível fazer essa lista com carros abaixo de R$ 30 mil. Isso porque só existe um automóvel que consegue essa façanha, o Fiat Palio Fire , por R$ 29.540. Com a saída da Geely do Brasil , o GC2 parou de ser vendido (custava R$ 29.990). O outro que chegava perto era o Fiat Uno Vivace , por R$ 30.010, mas que saiu de linha para dar espaço ao Fiat Mobi . Outro problema é que não haveria disputa entre carros até R$ 40 mil.
Vamos falar sobre os critérios. A prioridade será o consumo na estrada, por apresentar menos variações – afinal, é mais fácil manter uma média de velocidade quando não há semáforos ou menos trânsito. Entre etanol e gasolina, vamos com a gasolina. Isso facilita futuras comparações com modelos que não bebem o combustível feito com cana de açúcar. E apenas carros modelo 2016, o que elimina carros que vão sair de linha este ano, como o Renault Clio .
1º - Volkswagen Up!
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
13,3 km/l | 14,6 km/l | 9,2 km/l | 10,4 km/l |
Por um tempo, o Volkswagen Up! foi o carro mais econômico do país. Isso mudou com a chegada de outros modelos como Peugeot 208 e Citroën C3 com motor 1.2. Só que esses carros são mais caros, enquanto o subcompacto da Volks tem preço a partir de R$ 33.990. Seu motor 1.0 MSI de 75 cv (com gasolina) não faz feio, nem em consumo e nem em desempenho – claro que ajuda o fato de ser um carro pequeno e muito leve.
2º - Volkswagen Voyage
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
12,9 km/l | 15,4 km/l | 8,7 km/l | 10,5 km/l |
Para quem quer um sedã pequeno, o Volkswagen Voyage não vai te deixar na mão no consumo. A versão de entrada Trendline utiliza o mesmo 1.0 MSI de 75 cv do Up. Embora não seja tão rápido quanto o compacto, por questões de peso, compensa por ser um carro com três volumes – o que significa mais espaço interno para quem viaja nos bancos de trás e um porta-malas de verdade. E custa R$ 42.490.
3º - Fiat Palio Fire
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
12,2 km/l | 15,3 km/l | 8,7 km/l | 10,4 km/l |
Falou em carro barato, falou em Fiat Palio Fire . É o automóvel mais barato do país, por R$ 29.540 e utiliza o velho conhecido 1.0 Fire de 73 cv. Há um pequeno porém para quem pensa em comprar um: vai sair de linha em breve. Isso porque o Fiat Mobi irá cumprir o papel de carro mais barato da Fiat , o que já levou ao fim do Uno Vivace . O Palio Fire vai aguentar mais um tempo, até que o Mobi ganhe volume e receba o novo motor 1.0 de três cilindros.
4º - Nissan Versa
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
12,9 km/l | 15,3 km/l | 8,8 km/l | 10,5 km/l |
Assim como o Volkswagen Voyage , o Nissan Versa se sai melhor do que sua versão hatchback por questões aerodinâmicas, embora use o mesmo motor. No caso, é equipado com o 1.0 de 77 cv. O lado ruim é que custa um pouco mais, partindo de R$ 44.690, quase no limite do valor estipulado para o ranking. E, para quem liga muito para design, o desenho do Versa pode não agradar muito.
5º - Ford Ka
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
13 km/l | 15,1 km/l | 8,9 km/l | 10,4 km/l |
Já que, infelizmente, o motor 1.0 EcoBoost é muito caro para fabricar, ficamos com uma variação aspirada no Brasil, que gera 85 cv. Atualmente, é o carro de entrada da Ford , que desistiu do segmento de entrada para ficar com um hatch mais equipado, a partir de R$ 41.990. E isso não é um problema, já que, na hora de dirigir, o Ka se comporta da mesma forma que o Fiesta , por ter um tamanho semelhante e usar a mesma plataforma.
6º - Ford Ka+
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
13 km/l | 15,1 km/l | 8,9 km/l | 10,4 km/l |
Ao contrário do que aconteceu com Volkswagen Voyage e Nissan Versa , o Ford Ka+ não apresenta nenhuma mudança no rendimento. Isso porque seu formato de sedã é mais uma versão esticada do Ka hatchback, sem mexer muito na aerodinâmica. Ainda assim, rende muito bem com o motor 1.0 de 85 cv e tem a vantagem de ser um pouco mais espaçoso – mesmo que para isso tenha que custar de R$ 44.990 para cima.
7º - Nissan March
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
12,9 km/l | 15 km/l | 8,8 km/l | 10,4 km/l |
Se o Nissan Versa pode se gabar pelo consumo menor, o March pode contar vantagem por ser bem mais gostoso de dirigir – ao ponto que é um dos carros que vivem sendo comparados com um kart. O motor 1.0 de 77 cv é eficiente e ajuda a manter a boa dinâmica do hatchback. Sem falar que é um carro barato, por R$ 38.790. O problema é que é um carro bem apertado para quem vai andar por aí com a família.
8º - Fiat Uno Evolution
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
12,6 km/l | 14,8 km/l | 8,8 km/l | 10,1 km/l |
O Fiat Uno Evolution utiliza algumas artimanhas para manter o consumo baixo. O motor do carro é o 1.4 de 85 cv, mas que vem equipado com Start-Stop, sistema que deixa o motor quando o carro está parado em um semáforo ou no trânsito. Volta a funcionar assim que o motorista tira o pé do freio. Aos poucos, isso vai adicionando na economia de combustível. Só que é um pouco mais caro, por R$ 43.860.
9º - Volkswagen Gol
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
12,9 km/l | 14,5 km/l | 8,8 km/l | 10,3 km/l |
A troca de motores 1.0 feita durante a segunda reestilização do Volkswagen Gol foi muito vantajosa para o hatchback. Com a mesma motorização do Up! , passa a contar com 73 cv, e a mais do que o motor antigo, e ainda ficou mais econômico. Isso sem a afetar o ótimo acerto de direção e nem encarecer muito o veículo, que agora parte de R$ 34.250 na versão duas portas e R$ 36.190 no modelo quatro portas.
10º - Kia Picanto
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
11,7 km/l | 14,3 km/l | 8,2 km/l | 10 km/l |
Quase esquecido no Brasil, o Kia Picanto foi o primeiro carro com motor três-cilindros dessa nova leva de downsizing, de 77 cv. Era muito barato, mas o Super IPI sobre carros importados o fez ficar caro demais para um carro pequeno, agora partindo de R$ 39.990. O problema é que, por esse preço, não é um automóvel muito competitivo, por ficar devendo em alguns equipamentos de outros subcompactos.