Quando passamos por um buraco ou lombada, quem segura o seu carro no lugar são os amortecedores. É o trabalho deles aguentar todo o peso do veículo e ainda garantir estabilidade para a carroceria e conforto para os passageiros. Se não estiver bem conservado, todo o conjunto da suspensão pode começar a sofrer desgaste, a ponto de botar em risco a segurança de todos.
O problema é que muitos não sabem quando é a hora de trocar os amortecedores , já que eles não possuem um prazo de validade como o óleo do motor, ou um indicador como os vincos dos pneus. O recomendado é que faça uma verificação de todo o conjunto a cada 40 mil km, repetindo a inspeção a cada 10 mil km, caso não seja necessário fazer a troca do conjunto. Isso porque o desgaste depende da forma como o veículo é utilizado.
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Para quem usa muito o carro em pisos irregulares, como estradas de terra ou ruas bem esburacadas, a troca precisa ser feita muito antes de quem circula apenas por vias com asfalto lisinho. Carregar mais do que o peso recomendado pela fabricante também acelera o desgaste, assim como subir algum degrau, como uma calçada sem guia rebaixada. Ficar de olho no desgaste é uma manutenção básica que vai te evitar dores de cabeça no futuro.
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O que fazer para conservar tudo sempre em ordem
É possível aumentar a vida útil dos amortecedores. Nunca passe nas lombadas ou valetas na diagonal, isso aumenta o desgaste por não distribuir o impacto entre as rodas. Deixe todo o sistema da suspensão em ordem (pivôs, bandejas, buchas, molas e demais), pois seu estado interfere no funcionamento de todo o conjunto. Alinhar e balancear as rodas também ajuda os amortecedores, diminuindo a pressão sobre eles.
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Se estiver rodando com seu carro e perceber que, ao passar por uma lombada, o veículo quica demais e há um barulho estranho, é hora de trocar o amortecedor. A mesma coisa com o balanço exagerado da carroceria em freadas e arrancadas, ou quando o carro oscila demais até nas retas. Alguns indicativos visuais são pneus escamados e vazamento de óleo da peça. Se notar qualquer uma dessas coisas, vá ao mecânico.
O ideal é que faça a substituição de todo o conjunto de uma vez. Se não puder, troque pelo menos aos pares em cada eixo. Evite amortecedores reformados, pois sua eficácia não é comprovada e não duram tanto quanto as originais, aumentando o risco de acidentes. Use peças novas e originais, de acordo com o manual do veículo.