
O mês passado já indicava que era questão de tempo para o Volkswagen Golf perder a liderança do segmento dos hatchbacks médios. E aconteceu. O Ford Focus, enfim, conseguiu superar o rival e alcançar a primeira colocação, aproveitando a baixa nas vendas do hatch da Volkswagen. A vida não será tão fácil, já que a marca aproveitou a linha 2017 para aumentar os preços do Focus, agora equipado com a central multimídia Sync 3.
A diferença entre os dois é bem pequena. O Ford Focus contabiliza 4.748 unidades no acumulado, enquanto o Volkswagen Golf conta com 4.469 veículos. O que pode dar esperanças para a Ford é que o Focus emplacou 739 unidades em agosto, mais do que o dobro das 279 unidades do Golf . É o segundo mês seguido em que a diferença é grande. Em julho, o hatch da Ford vendeu 630 veículos, enquanto o Golf conseguiu 338 unidades.
LEIA MAIS: Ford Focus 2017 estreia central multimídia Sync 3 no Brasil
Na terceira colocação está o Chevrolet Cruze Sport6 . Em seus momentos finais, as promoções da General Motors estão ajudando a vender as últimas unidades, que vem mantendo uma média de 330 unidades por mês. Ainda assim, no acumulado, conta 2.769 unidades. A marca não se preocupa em brigar pela liderança agora, já que o novo Cruze hatchback será apresentado no Salão do Automóvel, em novembro, e chega às lojas no início de 2017.
Logo em seguida vem o Peugeot 308 , com um leve aumento nas vendas, contando 166 emplacamentos. Ainda está bem abaixo dos demais no acumulado, com 1.812 unidades. Está cada vez menos competitivo, já que o 308 vendido no Brasil ainda é da primeira geração, enquanto o modelo na Europa está na segunda geração e deve receber um facelift em breve. O último da tabela é o Hyundai i30 , com 1.715 unidades.
Focus mais caro
Conforme a marca já havia anunciado, o Ford Focus passa a contar com a central multimídia Sync 3, que possui integração com celulares Android e iOS, além de ser bem mais rápido e utilizar uma tela sensível ao toque de oito polegadas. O sistema conta com uma série de aplicativos, como Banco 24 Horas, Sem Parar, Spotify, entre outros, já adaptados para uso no Brasil.
LEIA MAIS: Ford Focus RS: seus 600 cv o levam de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos
O lado ruim é que isso encareceu os preços do Focus. O menor acréscimo foi de R$ 2.100, pela versão hatchback SE 1.6 com câmbio manual, agora custando R$ 74.590. No caso do sedã Fastback, o menor aumento foi de R$ 2.300, elevando os preços da configuração SE 2.0 AT para R$ 82.690. A versão Titanium 2.0 AT teve o maior reajuste, com acréscimo de R$ 6.000 tanto no hatch quanto no sedã, custando R$ 101.290 nas duas carrocerias. O modelo topo de linha Titanium 2.0 AT passa a custar R$ 107.390.
Confira os preços da linha 2017 do Ford Focus:
Ford Focus hatchback
Modelo |
Preço novo |
Preço anterior |
Diferença |
SE 1.6 |
R$ 74.590 |
R$ 72.490 |
R$ 2.100 |
SE Plus 1.6 |
R$ 83.490 |
R$ 78.490 |
R$ 5.000 |
SE Plus 2.0 AT |
R$ 91.990 |
R$ 86.890 |
R$ 5.100 |
Titanium 2.0 AT |
R$ 101.290 |
R$ 95.290 |
R$ 6.000 |
Titanium Plus 2.0 AT |
R$ 107.390 |
R$ 104.590 |
R$ 2.800 |
Ford Focus Fastback
Modelo |
Preço novo |
Preço anterior |
Diferença |
SE 2.0 AT |
R$ 82.690 |
R$ 80.390 |
R$ 2.300 |
SE Plus 2.0 AT |
R$ 91.990 |
R$ 86.890 |
R$ 5.100 |
Titanium 2.0 AT |
R$ 101.290 |
R$ 95.290 |
R$ 6.000 |
Titanium Plus 2.0 AT |
R$ 107.390 |
R$ 104.590 |
R$ 2.800 |