Ter um utilitário esportivo é o sonho automotivo de muita gente, por seu porte, ar de carro capaz de fazer trilha e posição de dirigir mais alta. Só que esses atributos tem um custo: costumam ser mais pesados e com uma aerodinâmica mais complicada, o que reflete no consumo de combustível. Sendo assim, a reportagem de iG Carros fez um levantamento para descobrir quais são os SUVs mais econômicos do Brasil, segundo o Inmetro.
O critério do ranking é o mesmo que já utilizamos em outras listas, dando prioridade para o consumo com gasolina no ciclo rodoviário. Essa escolha foi feita porque o derivado de petróleo rende mais do que com etanol e o rendimento nas cidades pode variar mais de acordo com o trânsito e condições da via. Para evitar que algum SUV a diesel desequilibrasse o ranking, decidimos incluir apenas motores com tecnologia flex. Colocamos apenas a versão mais econômica de cada veículo, evitando repetições.
LEIA MAIS: Conheça 10 SUVs que serão apresentados no Salão do Automóvel
1º - Nissan Kicks
Gas olina |
Etano l |
||
Cida de |
Estra da |
Cida de |
Estra da |
13,2 km/l |
13,7 km/l |
8,1 km/l |
9,6 km/l |
Recém-chegado, o Nissan Kicks pode se orgulhar de ser o SUV mais econômico do país. Tem a seu favor o uso do câmbio CVT bem acertado para a economia, o baixo peso de apenas 1.142 kg e o motor 1.6 de 114 cv. Atualmente em versão única por R$ 89.990, pode se distanciar ainda mais dos rivais com a chegada das versões mais baratas, previstas para o início de 2017 e que devem adotar uma transmissão manual de cinco marchas, a mesma dos demais carros da marca.
2º - Peugeot 2008 Griffe THP
Gas olina |
Etano l |
||
Cida de |
Estra da |
Cida de |
Estra da |
12,5 km/l |
13,5 km/l |
8,4 km/l |
9,3 km/l |
A melhor versão do Peugeot 2008 também é a mais econômica. Quando equipado com o motor 1.6 THP de 173 cv, que só pode ser combinado ao câmbio manual de seis marchas, o SUV fica bem mais divertido de dirigir, rápido e menos beberrão. O lado ruim é que essa é a versão topo de linha, com preço sugerido de R$ 86.790 e não existe modelo com o motor turbo e câmbio automático.
LEIA MAIS: Veja 5 SUVs seminovos que custam até R$ 50 mil
3º - Honda HR-V LX manual
Gas olina |
Etano l |
||
Cida de |
Estra da |
Cida de |
Estra da |
10 km/l |
12,5 km/l |
6,7 km/l |
8,6 km/l |
O queridinho dos utilitários esportivos compactos, o Honda HR-V tem um bom rendimento quando faz a combinação do motor 1.8, de 140 cv, com o câmbio manual de seis marchas, embora a diferença seja bem pequena em relação ao modelo com a transmissão CVT. Só que essa é a versão de entrada LX, por R$ 79.900. Se por um lado, é a mais barata, por outro, é a menos equipada da linha.
4º - Ford EcoSport 1.6 SE PowerShift
Gas olina |
Etano l |
||
Cida de |
Estra da |
Cida de |
Estra da |
10,2 km/l |
12,1 km/l |
7,2 km/l |
8,3 km/l |
O Ford EcoSport pode ter ficado em segundo plano com a chegada dos rivais, mas não fica devendo em nada no rendimento energético. As versões com o polêmico câmbio automatizado PowerShift, de dupla embreagem, usam um motor mais moderno, o 1.6 Sigma TiVCT, com duplo comando de válvulas. Isso favorece os modelos com essa configuração, mais econômicos na estrada do que os que usam o 1.6 Sigma com câmbio manual.
LEIA MAIS: Veja 5 SUVs seminovos feitos para levar até 7 ocupantes a bordo
5º - JAC T5
Gas olina |
Etano l |
||
Cida de |
Estra da |
Cida de |
Estra da |
9,6 km/l |
12,2 km/l |
6,8 km/l |
8,2 km/l |
Quer uma prova de que os carros chineses estão ficando cada vez melhores? Aqui está, com o JAC T5 na quinta posição, superando muitos outros modelos mais conhecidos. O SUV usa o motor 1.5, de 127 cv, e câmbio manual de seis marchas, com preços a partir de R$ 66.990. Em novembro receberá uma versão com transmissão CVT, montada em Camaçari (BA), tornando-se o único carro da marca a ser feito no Brasil, em regime de CKD.