Lançado em 2013, o Volkswagen Golf precisava de uma atualização, que virá em meados do mês que vem. A marca confirmou que a versão renovada do hatchback médio terá “mudanças extensas” em novembro, sem adiantar quais serão as novidades. Apesar do mês do anúncio coincidir com o momento do Salão do Automóvel de São Paulo, não espere pelo modelo – a expectativa é que chegue ao Brasil apenas em 2017. Antes
LEIA MAIS: Volkswagen Up! TSI já atinge 50% das vendas do subcompacto
Se os desenhos de patente que vazaram na internet e foram publicados pelo site Autoblog.nl, o Volkswagen Golf não irá revolucionar no design. Receberá faróis full-LED, novos para-choques e rodas com novo desenho. Na traseira, a mudança está nas lanternas tem novo formato interno. Tudo será aplicado para toda a linha, desde o hatch básico até o esportivo GTI e a perua Golf Variant.
Mais equipado
Não se decepcione pela falta de novidades no design do Volkswagen Golf. O que irá empolgar é a lista de equipamentos, bem mais completa. Para começar, terá o painel digital com tela TFT de 8 polegadas, mesma tecnologia utilizada no sedã Passat e nos Audi A4 , TT e no A3 renovado (nesses a tela é de 12,3 polegadas). O uso desse painel ainda é dúvida no Brasil, pelo custo mais elevado de produção.
LEIA MAIS: Volkswagen Jetta completa 10 anos no mercado do Brasil
Tanto a central multimídia com tela de 9,5 polegadas quanto o painel de instrumentos de 8 polegadas serão equipados com um sistema de controle por gestos – informação confirmada ao site britânico Auto Express pelo chefe de desenvolvimento de motores da Volkswagen, Dr. Heinz-Jakob Neußer. Será possível controlar o volume do rádio, a temperatura do ar-condicionado e até mesmo abrir o teto solar com movimentos. Com isso, o painel será mais limpo, removendo muitos dos botões, que ficaram integrados ao sistema multimídia.
LEIA MAIS: Volkswagen chega a 10 milhões de motores produzidos em São Carlos
O novo Golf ganhará assistentes de mudança involuntária de faixa e de frenagem de emergência. Além disso, o hatch continuará a contar com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho), controle de estabilidade e tração, monitoramento de ponto cego, piloto automático adaptativo e sistema de estacionamento automático. Deve continuar com as mesmas opções de motores, que no Brasil incluem 1.0 TSI de 125 cv, 1.4 TSI de 140 cv e 2.0 TSI de 220 cv.