Temos estradas bem perigosas no Brasil, com asfalto ruim, que atravessam zonas com risco de deslizamento ou mal sinalizadas. Ainda assim, existem rodovias ainda mais perigosas ao redor do mundo, onde um pequeno erro pode causar um grande acidente fatal, seja pela condição da pista, pela localização ou as condições climáticas da região. Confira quais são as 10 estradas consideradas mais perigosas do mundo:
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Camino a los Yungas – Bolívia
Para muitos, de todas as estradas mais perigosas do mundo, os 64 quilômetros da Camino a los Yungas é a pior, ligando a cidade de La Cumbre até a região dos Yungas. Ela serpenteia uma montanha a 4.700 metros de altitude e, até 2007, levava a vida de quase 300 motoristas por ano. Apenas os primeiros 20 km são asfaltados, o resto é pista de terra e cascalho que pode chegar a ter apenas 3 metros de largura. A chamada “Estrada da Morte” ficou bem menos perigosa com a inauguração de outra rodovia, diminuindo muito a quantidade de veículos que passam ali.
Zoji La – Índia
A passagem de Zoji na Índia é bem curta, com apenas 9 km de comprimento. Ainda assim, é muito importante, por interligar a região de Ladakh com a Caxemira. Por atravessar parte da cordilheira do Himalaia, muitas vezes é fechada pela neve, que pode chegar a até 24 metros de altura. Mesmo sem a neve, há outros perigos, como o vento forte, deslizamentos de terra e o fato de ter apenas uma pista – alguns loucos tentam passar lado a lado, o que causa mais acidentes.
Kabul-Jalalabad – Afeganistão
É fácil explicar porque os 160 km da estrada que liga Kabul com Jalalabad no Afeganistão aparecem nessa lista: Talebã. O “Vale da Morte” é constantemente atacado por fanáticos, que atiram contra os veículos, usam bombas para explodir carros ou sequestram motoristas. Não ajuda nem um pouco o fato da rodovia ser extremamente sinuosa e em alta altitude, com trechos que ficam a até 600 metros de altura. E, mesmo com tantos perigos, o pior da estrada são os motoristas afegãos que tentam ultrapassar em alta velocidade até mesmo nas curvas.
Sichuan-Tibet – China
Uma das estradas que liga a China com o Tibet, a Sichuan-Tibet tem várias maneiras de brigar contra os motoristas. Com o solo bem acidentado, basta uma pequena chuva para que a rodovia de 2.142 km torne-se bem traiçoeira, ficando ainda pior em caso de neve. Molhada, torna-se pura lama, criando congestionamentos que podem durar semanas e se estendem por quilômetros. Presos em uma situação de pouco oxigênio, é normal que motoristas percam a cabeça, brigando e até mesmo roubando outras pessoas na mesma situação.
Canning Stock Route – Austrália
A Canning Stock Route é uma trilha de 1.850 km na Austrália que atravessa três desertos do país. Para piorar, não há nenhuma cidade no meio do caminho, apenas pequenas comunidades de aborígenes. Para encarar as três semanas necessárias para atravessar a via, só com um veículo 4x4 carregado com comida, água, peças reserva e galões de combustível para reabastecer. Se o carro quebrar no meio do caminho, ninguém estará por perto para ajudar e, se der sorte, talvez alguns aborígenes tenham gasolina para vender.
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Kolyma – Rússia
Tão macabra quanto perigosa, a Estrada de Kolyma tem o apelido de “Estrada dos Ossos”, por ter sido produzida por prisioneiros políticos da Era Stalin. Muitos deles morreram e foram enterrados ao longo da rodovia, aproveitando os buracos feitos na terra pergelissolo (sempre congelada). Quando neva, é extremamente perigosa pela baixa visibilidade e a quantidade de neve que junta no solo, o que acontece por 10 meses do ano. Nos dois meses de verão, é pior ainda, pois as fortes chuvas transformam todos os 1.900 km em lama. Como é a única ligação com a cidade de Yakutsk, é normal que tenha mais de 100 km de congestionamento no verão.
Dalton Highway – Alaska
Construída como uma forma de levar suprimentos para os campos de óleo do Alaska, a Dalton Highway é composta por 666 km e, dependendo da época do ano, a temperatura pode chegar a até -57°C, isso sem contar o vento. Tem apenas três cidades no caminho que, somadas, tem uma população de 60 pessoas. A única forma de comunicação remota é o uso de rádio. E ainda fecham a estrada em algumas épocas do ano, quando ursos polares resolvem passear na região.
Passage du Gois – França
A Passage Du Gois é uma pequena via de 4,1 km que só pode ser atravessado duas vezes ao dia, por um período de até duas horas. Isso porque a estrada passa pelo mar entre a costa oeste da França e a ilha de Noirmoutier. Sem nenhum aviso, a maré engole a passagem e, consequentemente, qualquer motorista desatento. Isso acontece com tanta frequência que existem postes espalhados no caminho para as pessoas se abrigarem.
Guoliang Tunnel Road – China
Pequena, a estrada do túnel Guoliang é subestimada por algumas pessoas, que rapidamente se arrependem de sua atitude. Foram necessários 5 anos para esculpir os 1,2 quilômetros desse túnel pela montanha, seguindo o caminho de menor resistência das pedras. Isso fez com que tivesse apenas quatro metros de largura e apresente curvas bem traiçoeiras. Durante o dia, é iluminada pelas enormes entradas laterais, antes usadas para jogar fora as pedras escavadas e que agora funcionam como janelas. Quando anoitece, torna-se um pesadelo.
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Karakoram Highway – Paquistão
A versão moderna de um dos caminhos da Rota da Seda, a estrada que liga China com Paquistão chega a 4.828 metros de altura em seu pico, o que a torna a rodovia mais alta do mundo. Isso também significa muitos problemas, já que não tem barreiras, a altura dificulta a respiração e a montanha luta contra os motoristas, com deslizamentos de terra, avalanches e nevascas a qualquer momento. Por ser praticamente deserta, quem se aventura nessa estrada precisa estar preparado, com combustível extra e comida