A Jaguar começa a vender no Brasil o cupê F-Type SVR , o mais potente e veloz da história da marca inglesa. De acordo com a fabricante, estarão disponíveis no País apenas cinco unidades, cada uma com preço sugerido de R$ 883.112. O carro foi apresentado no Salão do Automóvel, em São Paulo, no início de novembro e foi o primeiro a ser concebido pela Divisão de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover (SVO).
LEIA MAIS: Jaguar F-Type R é um presente perfeito para pais milionários. Veja avaliação
Entre outros detalhes, destacam-se itens como o sistema de escape de titânio e câmbio automático ZF, de oito marchas, que funciona com tração integral. O motor é motor V8 5.0, sobrealimentado, que rende 575 cv e 71,4 kgfm de torque, números para ir de 0 a 100 km/h em meros 3,7 segundos e atingir 322 km/h. Além disso, a tração é integral, os freios podem contar com discos feitos com fibra de cerâmica e a capota é de carbono, o que acaba reduzindo o peso em 50 kg em relação às demais versões do cupê.
Os detalhes exclusivos do F-Type SVR
A parte aerodinâmica também foi modificada, o que inclui um difusor de ar na traseira e um aerofólio fixo para aumentar a sustentação com o carro em alta velocidade. Um novo sistema de escapamento também foi instalado para fazer o ronco do V8 ecoar pelas parades. Ainda como parte do pacote especial, voltado para o desempenho, os pneus Pirelli foram desenvolvidos com um composto especial para ajudar a manter o carro sob controle. Na traseira, vai um par de largos 305/30ZR20, com perfil ultrabaixo.
LEIA MAIS: Jaguar XF: aceleramos a nova geração do sedã na pista
Na suspensão, a barra estabilizadora traseira é mais espessa que a das outras versões do F-Type, os amortecedores foram recalibrados e a central eletrônica de controle que os comanda passou por alterações. Outra novidade é que o sistema de direção com assistência elétrica também foi ajustado para ser ainda mais comunicativo, passando com clareza o que se acontece entre os pneus e o asfalto.
LEIA MAIS: Atriz de "Velozes e Furiosos" atinge 320 km/h em cupê da Jaguar
Por dentro, o que chama atenção é que os bancos esportivos contam com 14 modos de ajustes e as hastes atrás do volante para trocas de marcha sequenciais são feitas de alumínio anodizado. A central multimídia embutida no painel funciona com sistema de som de alta-fidelidade de 380 Watts de potência. Entre os principais rivais do F-Type SVR está o Porsche 911 GT3.