Mesmo sem Salão do Automóvel no Brasil, o ano de 2017 contará com uma série de novidades. Na lista do que será lançado estão incluídos alguns modelos que receberão mudanças no desenho, ou serão substituídos por uma nova geração. Em seguida, você poderá conferir 10 desses carros e conhecer alguns detalhes sobre cada um. Entre os destaques, há campeões e vendas em seus segmentos, como o Toyota Corolla e a minivan Chevrolet Spin .
LEIA MAIS: Conheça os 10 carros com os menores custos de manutenção do mercado
1 – Toyota Corolla
A liderança do sedã da marca japonesa é tão confortável que a fabricante resolveu esperar o máximo para lançar a versão reestilizada, já disponível em alguns países, como a Turquia e Rússia. Entre outras alterações, o carro ficará com uma frente mais arrojada, que dará um aspecto mais jovial para brigar com os rivais com ainda mais força.
Na traseira, porém, os retoques no desenho serão bem mais discretos, assim como no interior que ganhará apenas alteracões pontuais, como na central multimídia e alguns detalhes de acabamento, que tende a ficar um pouco mais caprichado. O que está sendo bastante esperado é que o sedã passe a ser ofecerecido com controle eletrônico de estabilidade, pelo menos nas versões mais equipadas. Deve chegar em meados do ano.
2 – Volkswagen Up!
O modelo mais em conta segue algumas mudanças no desenho adotadas na Europa para ganhar apelo diante dos fortes concorrentes. Entretanto, pelo menos por fora, as novidades serão discretas. Apenas o para-choque passará a ter estilo mais esportivo, com novas entradas de ar, entre os detalhes. Muda também a grade dianteira, que será renovada para combinar com o novo para-choque.
Além disso, se o Up! vendido no Brasil tiver as mesmas alterações no interior da versão europeia, teremos o volante do Golf, quadro de instumentos com mostradores bem maiores e uma central multimídia moderna, com tela sensível ao toque, integrada ao painel. Está sendo esperado para o primeiro semestre.
LEIA MAIS: Veja quais são os 10 carros com os maiores valores de revenda
3 - Honda City
Já mostrado na Tailândia, onde está entre os modelos mais vendidos, o sedã compacto ficará mais parecido com o Civic , mas apenas se for levado em conta o que vai mudar na parte da frente do carro. Novos faróis com filetes de LED e para-choques redesenhados vão fazer parte do pacote de mudanças. Além disso, a grade frontal receberá uma barra cromada bem evidente e as rodas ficarão maiores, de aro 16 no lugar das de 15 polegadas usadas atualmente.
No interior, pelo menos nas versões mais equipadas, o carro passará a estar disponível com partida por botão e nova central multimídia com tela de 6,8 polegadas, sensível ao toque, que inclui câmera de ré. E no quesito de segurança haverá airbags laterais e de cortina, além de controles eletrônicos de estabilidade e tração, bem como assistente de partida em rampa. Está previsto para o fim do ano.
4 – Peugeot 3008
Enfim, a nova geracão está com chegada confirmada ao Brasil no primeiro semestre deste ano. Será o primeiro modelo da marca à venda no País com a nova plataforma EMP2, bem mais leve e rígida que a atual, o que deverá contribuir com uma melhora considerável tanto no que se refere tanto ao comportamento dinâmico quanto ao consumo.
Por dentro, o repertório de novidades será considerável. Uma delas fica por conta dos comandos acionados apenas ao encostar os dedos nos botões. Além disso, a central multimedia será bem maior, com ampla tela de 12,3 polegadas e haverá mais espaço com a distância entre-eixos alargada em 8 centímetros e com o aumento de 90 litros no porta-malas, que passará a ter 520 litros de capacidade.
5 – Nissan Frontier
A nova geração da picape chega no primeiro trimestre ao Brasil, primeiramente vinda do México e apenas na versão topo de linha. Terá a mesma base de outras duas picapes medias, a Renault Alaskan e Mercedes-Benz Classe X , ambas também com passaporte carimbado para o mercado brasileiro. E entre as mudanças haverá faróis com LED no lugar de lâmpadas e aspecto ainda mis robusto que o modelo atual.
Na versão topo de linha, o motor será turbodiesel, com 2.5 litros de cilindrada, de 190 cv e 45,9 kgfm de torque e tração integral. Apenas em 2018, quando a picape passará a ser fabricada na Argentina, é que a linha vai aumentar e incluir as versões com motor flex.
LEIA MAIS: Conheça os 10 carros turbo mais econômicos do Brasil, de acordo com o Inmetro
6 – Ford EcoSport
O precursor do segmento de utilitários esportivos compactos no Brasil demorou para mudar, deixando uma série de rivais tomarem conta do mercado. As mudanças já são conhecidas, uma vez que o carro foi mostrado primeiro no Salão de Los Angeles (EUA) ante de chegar por aqui. As alterações incluirão uma frente reestilizada com novos faróis, grade dianteira com o mesmo estilo do Edge e para-choques envolventes com luzes de neblina embutidas. Mas, na traseira, lá estará a famosa porta aberta para o lado esquerdo com estepe pendurado.
Entretanto, conforme esperado, o interior receberá várias melhorias, passando a adotar o mesmo padrão do Focus, o que poderá ser percebido pelo estilo do quadro de instrumentos, volante, entre outros itens. Além disso, sai de cena a antiquada telinha azul do multimídia Sync e entra um mostrador bem maior, parecido com um tablet preso ao painel.
7 – Honda CR-V
Com a mesma base do novo Civic , do qual herdará também a parte mecânica, da nova geração do SUV CR-V deverá desembarcar no Brasil apenas no fim do ano. Entre outras opções escolha haverá o motor 1.5, turbo, que pode ser acoplado ao câmbio automático CVT. No cômputo geral, o novo CR-V terá um conjunto mais moderno e eficiente que o atual, mas precisará enfrentar fortes rivais pela frente, como o Jeep Compass .
Entre as boas notícias sobre o novo CR-V também está o maior espaço para as pernas de quem vai sentado no banco traseiro. Conseguiram mais 5,3 centímetros com ajuda do aumento do entre-eixos, que atingiu 2,65 metros. E o porta-malas passou a ser gigantesco, com nada menos que 1.104 litros sem rebater os encostos dos bancos traseiros. No quesito equipamentos disponíveis, a lista de novidade também será grande e incluirá multimídia com GPS embutido e piloto automático adaptativo.
8 – Mercedes-Benz GLA
O modelo mais vendido da marca alemã no Brasil acaba de ser mostrado com retoques no desenho, no Salão de Detroit (EUA). E pelo o que disse a assessoria de imprensa da fabricante à reportagem de iG Carros , o carro chega ao Brasil no segundo semestre. As mudanças são sutis e incluem apenas a frente discretamente renovada com novos faróis e lanternas traseiras fumês.
Discretas também serão as alterações na parte interna. De novo haverá apenas equipamentos como a câmera de 360 graus que ajuda a estacionar e a tela de 8 polegadas no painel. E poucos detalhes na padronagem do revestimento dos bancos e das laterais das portas, bem como inéditos conjunto de rodas, inclusive de aro 18.
9 – Chevrolet Spin
A minivan líder absoluta de vendas no segmento que também sofre bastante com a invasão dos SUVs no mercado receberá as primeiras mudanças significativas desde que foi lançada, em meados de 2012. Passará a ter desenho mais de acordo com o estilo adotado nas linhas Onix, Prisma e Cobalt , com faróis mais estreitos e grade frontal um pouco mais discreta que a atual. Na traseira, as novas lanternas vão dar o principal toque diferenciado da linha 2018 do modelo familiar.
Se você acha que por fora a GM vai adotar poucas mudanças, por dentro, então, vai ser um verdadeiro jogo dos sete erros para notar as diferenças. Espera-se que adotem apenas o sistema multimídia MyLink2 e novos detalhes de acabamento.
10 – BMW Série 5
O sedã de luxo ganha mais uma geração, cuja chegada ao Brasil está confirmada para o segundo semestre. As mudanças são muitas, já que agora o carro passa a ter uma plataforma completamente nova, o que ajudou a reduzir mais de 100 kg o peso total. Além disso, o sedã ficou um pouco maior, passando dos atuais 4,91 metros de comprimento para 4,94 m e a parte aerodinâmica foi aperfeiçoada.
No conjunto mecânico, continuam os motores TwinPower Turbo , de quatro cilindros, 2.0, sobrealimentado, de 252 cv, na versão 530i; e de seis, 3.0, de 340 cv, na 540i . Em alguns mercados também está disponível a 550i, de brutais 462 cv. E a elétrica 520e , que terá motor elétrico funcionando em conjunto com o 2.0, turbo, de 184 cv. Além disso, o carro terá uma infinidade de dispositivos eletrônicos.