Volta e meia encontramos posts pelo Facebook falando sobre a diferença de preços de um carro no Brasil para o equivalente em outro lugar no mundo. Pior ainda quando esse automóvel é produzido aqui e, mesmo com os impostos de importação de outros países, chega por um preço mais em conta. O Fiat Mobi vai entrar nesses comparativos de preços, agora que está à venda no México pelo equivalente a R$ 22.640.
LEIA MAIS: Fiat Mobi ou Volkswagen Up! Veja o embate dos subcompactos
Disponível por lá nas versões Easy, Like e Way, o Fiat Mobi vendido no México tem preço inicial de 149.900 pesos mexicanos, que dá R$ 22.640 em conversão direta, R$ 10.390 a menos do que o Mobi básico no Brasil. A configuração intermediária Like custa 168.900 pesos, o equivalente a R$ 25.550, uma diferença de R$ 13.690. Já o modelo topo de linha é o aventureiro Way , é vendido por 183.500, o que dá R$ 27.760, R$ 12.930 abaixo do valor praticado por aqui.
Temos uma vantagem. O Mobi só está disponível no México com o motor 1.0 Fire de 73 cv, o mesmo usado nas versões nacionais. A configuração Drive , com o novo 1.0 Firefly de três cilindros não aparece de forma alguma no site da Fiat mexicana. Porém, isso deve ser temporário, para ajudar a vender mais unidades com o 1.0 Fire e, em um segundo momento, apostar na configuração com o tricilíndrico.
LEIA MAIS: Fiat Uno ganha cara nova e motor de três cilindros que merecia
Outro ponto positivo para os mexicanos. A Fiat oferece 7 anos de garantia para o subcompacto, contra os 3 anos de fábrica para os clientes brasileiros – que pode ser estendido até 5 anos ao pagar por isso. Até mesmo nas revisões eles levam vantagem. As seis revisões até os 60 mil km custam, no total, 7.996 pesos mexicanos, o que dá R$ 1.210. Por aqui, pagamos R$ 1.232 apenas na revisão de 60 mil km, mais do que nas seis manutenções do compacto. O pacote completo de revisões, no Brasil, custa R$ 3.448.
Guerra contra Alemanha
Apesar de chegar depois às lojas, o Fiat Mobi conseguiu conquistar seu espaço, emplacando 28.731 unidades em 2016. Seu principal rival, o Volkswagen Up! , vendeu 38.354 veículo. A boa notícia para a Fiat é que agora terão o ano cheio para contabilizar as vendas. Pode não ser o suficiente, já que a Volkswagen teve que interromper sua produção diversas vezes ao longo do ano, por culpa da disputa com o Grupo Prevent, seu fornecedor de estrutura de bancos.
LEIA MAIS: Fiat testa novo hatch que vai entrar no lugar de Palio e Punto