A sétima geração do BMW Série 5 vai ser lançada no Brasil no primeiro semestre, confirma a fabricante. Revigorado por dentro e por fora e equipado com uma ampla gama de tecnologias de assistência ao condutor, o carro desembarcará por aqui nas versões 530i M Sport e 540i M Sport, cujos preços serão divulgados numa data mais próxima do lançamento no País.
LEIA MAIS: BMW Série 3 é o alemão competente que começa a mostrar a idade
Entre os principais atrativos do novo sedã da BMW , destaca-se uma ampla variedade de sistemas de assistência ao motorista não apenas em condições críticas de dirigibilidade, mas também em situações menos exigentes, como em congestionamentos, na cidade ou na estrada. Para isso, o sedã vem com uma câmera que monitora a área externa ao redor do veículo, que pode contar com auxílio de equipamentos opcionais, como um radar e sensores de ultrassom.
O pacote tecnológico do sedã agrega novos dispositivos como o Driving Assistant Plus, capaz de alertar o motorista sobre riscos de colisão e auxiliá-lo nas mais diversas circunstâncias ao volante, como mudanças de faixa de rolamento, deslocamento em tráfego lento, sem necessariamente de estar com as mãos ao volante em velocidades de até 210 km/h. Há ainda o Parking Assistant Plus, que ajuda a estacionar por meio de sensores ultrassônicos, e manobra o veículo sem intervenção do condutor enquanto ele assiste, em tempo real, a todos os movimentos no display central do sistema de multimídia, em um ângulo de 360º.
LEIA MAIS: BMW i3, como é a vida andando de carro elétrico no trânsito de São Paulo
O novo BMW Série 5 também conta com a mais recente versão do sistema BMW ConnectedDrive, que engloba serviços de Concierge, informações de trânsito em tempo real e chamada de emergência inteligente. A integração com celulares também foi melhorada por meio da tecnologia Apple CarPlay, disponibilizada pela primeira vez em conexão wireless (sem fio) a uma fabricante de automóveis.
Novos motores a gasolina
O BMW 530i M Sport vem com motor de quatro cilindros em linha, 2.0 litros, de 252 cv e 35,7 kgfm entre 1.450 a 4.800 rpm, que funciona com câmbio automático de oito marchas e tração traseira. De acordo com a fabricante, o sedã pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,2 segundos.
O BMW 540i M Sport, por sua vez, é equipado com o 3.0, de seis cilindros em linha, de 340 cv e 45,9 kgf, a partir de meros 1.380 rpm. Com o mesmo sistema de transmissão da versão anterior, mas com mellhor relação entre peso e potência, o carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 s. Em ambas as versões, a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Mais arrojado e leve
Visualmente, as novidades que mais chamam a atenção na sétima geração do BMW Série 5 são o design do conjunto óptico, apoiado na grade frontal, e o novo para-choques de contornos mais evoluídos e encorpados. O duplo rim, marca registrada da BMW, ficou maior e passa a vir equipado com a tecnologia Active Air Stream, que tem a função de controlar a abertura e fechamento automático das aletas dos defletores de ar, melhorando a aerodinâmica e, consequentemente, diminuindo a emissão de CO².
Atrás, as lanternas ganharam formato mais estendido, porém seguem integradas à tampa traseira. A troca de geração também alterou as dimensões do modelo. Agora, ele mede 4,936 metros de comprimento, com 2,975 m de distância entre-eixos, 1,466 m de altura e 1,868 m de largura, incluindo os espelhos retrovisores laterais.
LEIA MAIS: BMW mostra sua ideia de como serão as motos daqui a 100 anos
Apresentado em dezembro do ano passado na Europa, o novo BMW Série 5 é até 100 quilos mais leve que seu antecessor. Tudo graças à utilização maior de alumínio, magnésio e aços de alta resistência, seguindo rigorosamente o conceito de design leve e eficiente do BMW EfficientLightweight.
Interior hi-tech
Por dentro, o destaque fica por conta do Multifunctional Display, um painel de instrumentos digital com tecnologia Black Panel e tela de 10,2 polegadas. Os três modos diferentes de condução – Confort, ECO PRO e Sport – e suas características específicas podem ser exibidos no painel, com cores e grafismos exclusivos para cada caso.
A lista de equipamentos de segurança ativos e passivos inclui seis airbags – duplos frontais, dianteiros laterais, de cortina dianteiros e traseiros –, freios a disco ventilados com ABS, farol de neblina traseiro, Dynamic Breaking Lights, pneus BMW Star Marking com tecnologia Run-Flat e estepe de emergência.