Vale a pena seguir uma série de dicas para evitar que o carro seja danificado pelos efeitos nocivos dos raios solares
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Vale a pena seguir uma série de dicas para evitar que o carro seja danificado pelos efeitos nocivos dos raios solares

É no verão que o excesso de calor pode danificar alguns componentes do carro. Para evitar problemas, o Easy Carros, aplicativo que conecta donos de carros a serviços automotivos, elabora algumas dicas úteis que vão ajudar a ter qualquer tipo de problema com o veículo por causa do excesso de calor. Confira abaixo quis são elas:

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Estofamento

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Existem produtos específicos para proteger o revestimento dos bancos à base de silicone

O estofamento é a parte que apresenta mais rapidamente os efeitos da exposição ao sol, como descoloração e manchas, por exemplo. Ao deixar o veículo muitas horas estacionado no sol, proteja os bancos com capas. Para as áreas plásticas, a dica é usar uma proteção sanfonada no painel. Também existem produtos no mercado para proteger os bancos, à base de silicone. Sem isso, existe o risco do revestimento de couro ressecar e rasgar com bastante facilidade.


Borrachas de vedação

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Vedação das portas também são atacadas pelo excesso de calor e devem ser protegidas

Altas temperaturas e sol forte também podem ressecar as borrachas de guarnição, causando rachaduras que comprometem não só esteticamente o veículo, mas também podem afetar o padrão da vedação dos vidros. Para esse problema não tem outro jeito: a saída é encontrar uma vaga na sombra para estacionar.

A maresia e a areia também são grandes vilãs. Por isso, quem costuma ir à praia precisa lavar o carro com mais frequência. Tenha atenção especial com as palhetas do limpador de para-brisa. Se estiverem corroídas, podem prejudicar a visibilidade em dias de chuva. Aditivos especiais para o fluido dos lavadores aumentam a vida útil das palhetas.

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Líquidos

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Líquido do sistema de arrefecimento deve ter a proporção correta de aditivo para não ferver

Checar os líquidos do veículo é importante o ano todo, mas no verão a atenção deve ser redobrada. Observar o nível de água e aditivo do radiador é a regra número um. Fique de olho também nos níveis do fluido do freio, da direção hidráulica, do sistema de arrefecimento do motor, dos lavadores do para-brisa e do vidro traseiro, do óleo do motor e do câmbio.

Tanto para a rodagem na cidade quanto na estrada, é aconselhável ter o sistema de resfriamento em dia, para evitar superaquecimento, um problema muito recorrente em dias mais quentes. Vazamentos ou acúmulo de sujeira podem sobrecarregar o sistema.

Ar Condicionado

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Ar-condicionado também precisa de manutenção para você não respirar ar poluído

Refrescar o veículo é ótimo, mas é preciso saber o melhor momento de usar o ar-condicionado. Para curtas distâncias na cidade, não vale a pena. Na estrada, porém, deixar a janela aberta gasta mais combustível, pela pressão aerodinâmica do vento.

Se o carro ficou sob o sol forte, o ideal é andar três minutos com a janela aberta antes de ligar o equipamento. Assim, o ar frio toma o lugar do quente. Não esqueça de revisar a limpeza do sistema, em especial se o ar ficou desligado por muito tempo.

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Pneus

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Pneus devem ser calibrados ainda frios para que fiquem sempre com a pressão dentro do ideal

O atrito da borracha contra o solo é mais intenso em dias quentes. Por isso, deve-se observar o desgaste dos pneus e manter a calibragem recomendada. Encha os pneus quando frios. O calor aumenta a pressão e dificulta o processo, já que quando o pneu esfriar a pressão vai abaixar mais do que deveria, o que acaba aumentando não apenas o desgaste, mas também o consumo e prejudicando a estabilidade do carro em qualquer situação, algo perigoso. 


Lataria

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Manter a carroceria encerada ajuda a proteger contra a ação dos raios ultravioleta

Sempre que possível, estacione o veículo em local coberto. Se não encontrar, ou o preço da garagem estiver salgado, busque a sombra de uma árvore. Mas não esqueça de solicitar uma lavagem ecológica para limpar os resíduos que caírem sobre o teto do carro. E de manter a carroceria sempre encerada para que a camada protetora não danifique a pintura, causando manchas e áreas desbotadas. 


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