Apresentado em 2015, o protótipo Hyundai Santa Cruz é considerado
Divulgação
Apresentado em 2015, o protótipo Hyundai Santa Cruz é considerado "urbano demais" para uma picape de verdade

Muito antes da Hyundai mostrar seu conceito Creta STC, a marca já ensaiava o desenvolvimento de uma picape. O protótipo Santa Cruz, apresentado no Salão de Detroit de 2015, antecipa uma caminhonete de 1 tonelada, no mesmo tamanho que Chevrolet S10 e Ford Ranger. Ficou no limbo desde então e só agora seu desenvolvimento foi iniciado, embora só deva chegar às concessionárias em 2020.

Em entrevista ao site CarAdvice , o chefe de operações da Hyundai Austrália, Scott Grant, revelou que a matriz só deu o sinal verde para o desenvolvimento de uma picape nos últimos meses. Embora o conceito Hyundai Santa Cruz tenha antecipado uma caminhonete mais voltada para o conforto, o modelo de produção será robusto e com versões de cabine simples e dupla, com tração 4x2 e 4x4.

LEIA MAIS: Hyundai Creta 2.0 Prestige é masi esportivo que utilitário. Confira o teste

A demora foi causada pela dificuldade em convencer a matriz a entrar neste segmento. “Eles estão nos ouvindo e, há cinco anos, nos disseram que estavam ocupados com outras coisas. Nos últimos dois anos, disseram que estavam recebendo a mesma demanda de outros mercados e que o projeto agora seguiria em frente”, disse o executivo. A Austrália é um dos países em que as picapes fazem muito sucesso.

Com o interesse da Hyundai, Grant foi esperto e disse de cara o que deveriam fazer. “Nós pedimos a linha inteira: 4x2, 4x4, cabine simples, cabine estendida, cabine dupla, e uma série de combinações. Se iremos fazê-lo, faremos direito e criaremos um bom produto. Quem sabe, usando a base dessa estrutura, podemos até fazer um SUV mais alto, por exemplo”, explica o chefão da Hyundai Austrália, já demonstrando interesse em um utilitário que concorra com Chevrolet TrailBlazer e Ford Everest .

LEIA MAIS: Hyundai New Tucson quer brigar com Audi Q3 por R$ 138.900

Picape do Creta

O protótipo Hyundai Creta STC foi uma das surpresas do Salão do Automóvel de 2016.
Nicolas Tavares/iG Carros
O protótipo Hyundai Creta STC foi uma das surpresas do Salão do Automóvel de 2016.

Enquanto essa nova picape só deve dar as caras em 2020, a Hyundai Brasil trabalha em um modelo nacional, baseado no protótipo Creta STC . Uma das estrelas no estande da marca no Salão do Automóvel de 2016, a caminhonete conceitual tem comprimento parecido com o da Renault Duster Oroch . São 4,65 m para o conceito, contra 4,69 da picape da Renault. A Fiat Toro é bem maior, com 4,91 m.

A expectativa é que a versão de produção da Creta STC seja apresentada no Salão de 2018, quando também deverá estar prestes a chegar ao mercado a picape da Volkswagen fabricada sobre a mesma base da nova geração do Gol. Trata-se de um modelo maior que a Saveiro, do mesmo porte de Toro , Oroch e Creta STC

Hyundai Creta STC
Nicolas Tavares/iG Carros
Hyundai Creta STC




    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!