O 1º de abril caiu no sábado, então muita gente perdeu a chance de brincar com o camarada do trabalho. Para as fabricantes, o dia da mentira não pode passar em branco, mesmo no fim de semana. Então, trataram de soltar suas pegadinhas, como de costume. Algumas foram bem pensadas e bem que poderiam ser verdade. Outras, não tiveram tanta graça assim. Confira quais foram as brincadeiras das montadoras neste ano.
LEIA MAIS: As 10 cópias de carros mais absurdas feitas por fabricantes chinesas
BMW
A principal brincadeira de 1º de abril da BMW é o lançamento do dDrive, um assento para cachorros que simula o momento que eles adoram: Andar de carro com a cabeça para fora. Com design baseado no esportivo híbrido i8, bancos em Alcantara e várias opções de cor, o dDrive usa um ventilador TwinPower Turbo feito de fibra de carbono, com três modos de direção – tudo para divertir o melhor amigo do homem.
A outra piada, não tão boa assim, é o pacote opcional para o Série 4, movido com a mesma magia dos unicórnios, ganhando um chifre no capô, faróis coloridos e escape que solta poeira na cor do arco-íris.
Dacia
Os romenos da Dacia levam o prêmio de melhor piada do ano só pelo trocadilho. O Dacia Sundero é uma versão especial do Sandero, feita para os moradores da Europa, onde alguns lugares recebem “miseráveis 1.400 horas de luz do sol por ano”. Querem resolver este problema transformando o compacto em uma máquina de bronzeamento artificial, incluindo creme hidratante, loção bronzeadora e óculos de proteção. Só lembre de tirar o cinto de segurança antes.
LEIA MAIS: Conheça os 10 carros mais baratos do Brasil com motores acima de 1.0 litro
Honda
A Honda fez duas brincadeiras. A que serve para o mundo todo é a criação de uma nova buzina, capaz de expressar o humor do motorista. Basta apertar o emoji no volante correspondente ao seu sentimento que a buzina fará um som de acordo, ajudando a se comunicar com outras pessoas no trânsito. Não deve ser muito útil nos congestionamentos, onde todo mundo buzina.
A outra piada foi feita pela Honda Reino Unido, que criou o H-Swipe, um Tinder para quem está dirigindo. Um heads-up display mostra a foto das pessoas nas proximidades e o motorista escolhe usando o limpador do para-brisa, capaz de se mover em duas direções.
Hyundai
Com tantas discussões sobre o uso de drones para fazer entregas, a Hyundai quer sair na frente oferecendo o serviço Click to Fly. Seu cliente entra no site, escolhe o veículo, faz o pagamento online e, em poucas horas, um enorme drone movido a hidrogênio entrega o veículo empacotado na sua casa – mesmo que seja um Santa Fe.
Lexus
É mentira, mas bem que poderia ser verdade. A Lexus quer resolver a vida das pessoas nas estradas, limpando a faixa da esquerda das pessoas que insistem em não dar passagem para os outros. Com o sistema Lane Valet, basta apertar um botão que irá detectar o veículo que está travando o trânsito, assumir controle dele e movê-lo para a faixa da direita de forma segura e rápida.
LEIA MAIS: Os 10 carros mais baratos do Brasil, todos abaixo dos R$ 40 mil. Veja a lista
Lotus
Seu gato ficou com inveja do ventilador em forma de BMW i8 do seu cão? Compre para ele um dos capacetes Lotus Pet Lids. Pesam apenas 25 gramas e tem o tamanho correto para proteger o felino no próximo track-day.
McLaren
A busca pela aerodinâmica está começando a fazer os engenheiros da McLaren perder a cabeça. Olharam para os céus, onde estão as criaturas mais aerodinâmicas que existem: Os pássaros. Resolveram aplicar esses princípios no 570GT, coberto com 10 mil penas artificiais, feitas de fibra de carbono e que deixaram o esportivo com cara de corvo. Que pena...
MG
Os britânicos da MG também acham que se expressar melhor no trânsito é importante, criando a tecnologia MG Inter-Car Emoji (MICE). O motorista pode ativar por voz, fazendo com que os vidros frontal e traseiro mostrem emojis em LED.
Mini
Food Trucks viraram moda no Brasil, então a ideia da Mini é bem interessante. Um pacote opcional para o Mini Conversível, chamado John Cooker Works, transforma o hatch em um vendedor de comida ambulante. Tem uma grande mesa de madeira que fica por cima dos bancos, incluindo um fogão que funciona por indução e uma geladeira no porta-malas. Se fosse verdade, com certeza teria clientes.
Opel
Para a Opel, a evolução das pinturas automotivas não está em novas cores e sim novos odores. Apresentaram o Adam com a pintura Berry-Red, que tem cheiro de morango. Só não disseram se é permanente ou se teríamos que retocar a pintura de tempos em tempos.
Skoda
A Skoda foi um pouco longe demais, com três piadas que não deram muito certo. A primeira é o seu novo utilitário de sete lugares, o Kodiaq, transformado para competir no World Rally Championship. A ideia é legal e até poderia ser verdade, já que outros modelos grandes já disputaram o campeonato de rali.
A brincadeira seguinte é para os solitários, que comprara um Kodiaq mas não tem uma família para levar nos sete assentos do SUV. O aplicativo Rent-A-Family permite que alugue uma família para não te deixar sozinho no carro, com a possibilidade de escolher os membros, desde as crianças chorando até o vovô ranzinza.
Para fechar, fizeram uma edição especial do Skoda Citigo (a versão deles do Volkswagen Up) para bonecas.
Smart
Encerrando o 1º de abril deste ano, a smart brincou com a ideia de fazer um modelo anfíbio. O smart ForSea é um conversível de dois lugares capaz de mover suas rodas e andar sobre as águas com uma velocidade de 10 nós (ou 15 nós, se quiser acelerar). Apelidado de “Procurando Nemo”, consegue viajar pelo mar por três horas. Útil para fugir do trânsito quando estiver no litoral.