![Toyota irá substituir o airbag de 538 mil carros antes que causem a morte de algum passageiro - como aconteceu no resto do mundo Toyota irá substituir o airbag de 538 mil carros antes que causem a morte de algum passageiro - como aconteceu no resto do mundo](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/cr/6x/ku/cr6xkuifkpn2zwf57bvn7ch8h.jpg)
A Toyota do Brasil anuncia a convocação de 538.730 veículos no Brasil, para a substituição do airbag mortal da empresa Takata, responsável pela morte de 16 pessoas ao redor do mundo. A falha afeta 223.518 unidades do sedã Corolla, 138.346 do Etios hatch e sedã, e 176.866 da picape Hilux e o SUV SW4. A campanha será feita em duas etapas para a substituição do airbag do passageiro e em uma para a bolsa inflável do motorista.
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De acordo com a Toyota , a campanha afeta os Corollas produzidos entre janeiro de 2010 e dezembro de 2014, Etios fabricados entre agosto de 2012 e dezembro de 2014, e a dupla Hilux e SW4 montadas entre outubro de 2011 e dezembro de 2014. A substituição do airbag deve ser agendada em uma concessionária da fabricante.
Será feita em três etapas. A primeira acontece a partir do dia 4 de abril, quando irão desativar o airbag do passageiro, para que o deflagrador não entre em funcionamento. A partir de 17 de abril, irão atender os consumidores para a substituição do componente do airbag do motorista. O do passageiro ficará assim até o dia 26 de junho, quando a Toyota iniciará a substituição do deflagrador, permitindo que o equipamento volte a funcionar.
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Entenda o caso
![Stephanie Erdman, uma das pessoas feridas pelo airbag da Takata. Um fragmento do equipamento instalado em seu Honda Civic atingiu seu olho. Stephanie Erdman, uma das pessoas feridas pelo airbag da Takata. Um fragmento do equipamento instalado em seu Honda Civic atingiu seu olho.](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ah/xu/rb/ahxurbbkji9do4vl6qziplmiv.jpg)
Desde 2013, as fabricantes estão sendo obrigadas a substituir os airbags da Takata por um defeito no deflagrador. O componente utiliza um produto químico chamado nitrato de amônio, responsável por inflar a bolsa. Após muita investigação, descobriram que ele pode ser afetado pela umidade e variação de temperatura, deteriorando o material. Quando afetado, a peça pode disparar incorretamente, fazendo com que pedaços metálicos da estrutura sejam disparados contra os passageiros.
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Nenhum caso de morte ou ferimentos foi registrado no Brasil. Porém, foram 16 mortes e mais de 100 feridos ao redor do mundo. No início de março, a Takata se declarou culpada perante o Tribunal de Justiça dos EUA, concordando em pagar US$ 1 bilhão de multa, que será usado para compensar as vítimas dos airbags e ressarcir as fabricantes pelo equipamento. Também será monitorada durante três anos, para garantir que o problema está sendo resolvido.
Confira os códigos de chassi e data de fabricação dos modelos Toyota convocados:
Modelo |
Airbag envolvido |
Data de fabricação |
Código
|
Últimos 8 digitos
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Motorista |
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9BRBLWHE* |
F0001002 a F0022219 F0200001 a F0250216 |
Passageiro dianteiro |
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9BRBB42E* |
A5116534 a B5158588 |
Modelo |
Airbag envolvido |
Data de fabricação |
Código
|
Últimos 8 digitos
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|
Motorista |
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9BRK29BT* |
D0001031 a F0051789 |
Passageiro dianteiro |
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9BRK29BT* |
D0001001 a F0051789 |
Modelo |
Data de fabricação |
Código alfa numérico |
Últimos 8 digitos do chassi |
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8AJCX32G* |
B2000837 |