Tamanho do texto

Especialista em organização dá dicas de como acomodar a bagagem no carro e aproveitar o máximo de espaço possível durante a viagem

Viajar de carro no feriado exige que toda a bagagem fique bem organizada no porta-malas para evitar problemas
Divulgação
Viajar de carro no feriado exige que toda a bagagem fique bem organizada no porta-malas para evitar problemas

Chegou o feriado, hora de pegar a estrada. E aí começa o drama... A turma ou a família é grande e para colocar os pertences no porta-malas é preciso jogo de cintura e muito malabarismo. A personal organizer Carol Rosa ensina como aproveitar todo o espaço e conta o que pode e o que não pode na hora de fazer tudo caber no carro. 

LEIA MAIS:  Confira 10 dicas úteis para evitar ser assaltado nas estradas do Brasil

A primeira dica para não tem problemas ao acomodar a bagagem no carro para viajar no feriado é a seguinte: tenha em mente o número de pessoas e o tamanho do carro. Não há milagre da multiplicação de espaço. “Não adianta querer levar a casa inteira dentro de um carro compacto”, afirma Carol Rosa. Antes de começar o jogo do encaixa-encaixa, coloque todos os pertences juntos. “Você terá uma noção mais clara do que deve caber e por onde começar a organizar.”   

Converse com os outros viajantes e deixe claro o tamanho da mala que podem levar. “Para um feriado, não é preciso uma bagagem exagerada”, afirma a profissional. Outra sugestão importante é o formato da mala. A personal organizer aconselha evitar as de rodinhas, retangulares e grandes, geralmente usadas em viagens de avião. Opte por bagagens de tamanho médio ou de mão. “As malas menores são mais fáceis de acomodar e você consegue aproveitar todo o espaço do porta-malas”, ensina.

Aproveitando melhor o espaço 

Certifique-se de que não existe o risco da bagagem atingir os ocupantes durante uma frenagem brusca.
Divulgação
Certifique-se de que não existe o risco da bagagem atingir os ocupantes durante uma frenagem brusca.



Não cabe tudo o que vai levar em uma única mala média? Divida. Coloque os pertences em dois lugares: uma mala menor e uma mochila, por exemplo. “Se faltar espaço, um dos passageiros pode viajar com a mochila no pé confortavelmente”, afirma.  

LEIA MAIS:  Antes de viajar de carro, confira 8 pontos que exigem bastante atenção

Na hora de organizar, comece colocando as bagagens maiores e retangulares no centro do porta-malas e vá encaixando os objetos menores ao redor, nos espaços que sobrarem.

Para quem pretende levar um cooler, é importante lembrar de usar o espaço interno. “Se ele for vazio na viagem porque você pretende comprar a bebida quando chegar ao destino, coloque dentro alguns mantimentos ou até os brinquedos de praia das crianças”, diz Carol Rosa. “Ainda que com bebidas, sempre cabem alguns alimentos. Dê preferência aos perecíveis, principalmente se a viagem for longa.”  

LEIA  MAIS:  Saiba quais são as 10 estradas mais perigosas de dirigir em todo do mundo

Se vai levar cadeira de praia e guarda-sol para aproveitar o feriado, é bom repensar o tamanho das malas. As cadeiras de praia ocupam muito espaço e você não pode colocar peso sobre elas porque quebram. Uma boa opção é usar um rack para acomodar esses itens. “Assim, você ganha mais espaço interno”, conclui. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.