A Volkswagen do Brasil confirma que vai vender a nova geração do Polo no Brasil a partir do segundo semestre. O anúncio foi feito ontem à noite pelo presidente da marca no Brasil, David Powels,que chegou a comentar que o carro faz parte dos 9 lançamentos que a fabricante terá no País até o fim do ano. O novo modelo será fabricado sobre a plataforma MQB A0, uma versão simplificada da que equipa o Golf. Será usada também no sedã Virtus e em mais dos modelos: um SUV compacto e uma picape do porte da Fiat Toro e Renault Oroch.
LEIA MAIS: Volkswagen terá marca de baixo custo. E logo vai chegar ao Brasil
O novo Volkswagen Polo já foi flagrado quase sem disfarces pelo site sul-africano Cars. Sabe-se até agora que o modelo ficará mais espaçoso e leve que o atual. Estima-se que a redução de peso ficará em torno de 80 kg e que o aumento do entre-eixos será de 90 mm, o que será suficiente para chegar nos 2,56 metros. Entre outras vantagens, a nova geração do Polo será mais econômica e terá menores indices de emissões de poluentes.
LEIA MAIS: Volkswagen T-Roc, o SUV do Golf, será lançado no fim de 2017
Bem parecido com o Gol, o novo Polo manterá a atual identidade visual da Volkswagen, com grade dianteira bipartida, faróis delgados e com para-choques que dão um certo aspecto esportivo ao carro, que poderá ser equipado com motor 1.6 aspirado ou 1.0 turbo flex, o mesmo que equipa o Golf atualmente. No sistema de transmissão, tudo indica que vão oferecer câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas, sempre com tração dianteira.
Breve história do Polo no Brasil
A Volkswagen resolveu tirar o Polo de linha no Brasil em maio de 2015. Durante o tempo que o carro foi vendido no País ficou conhecido pelo conjunto mecânico bem acertado, mas a fabricante passou a dar prioridade a outros modelos da linha e o hatch acabou ficando meio de lado. No lugar dele, decidiram incrementar o Fox, que agora já está sentindo o peso da idade.
LEIA MAIS: Novo VW Gol GTI chega no fim de 2017 com motor 1.0, turbo, de 125 cv
O Volkswagen Polo inaugurou o segmento de hatch compacto mais caprichado no Brasil, em 2002, antes da chegada de modelos como Citroën C3 , Peugeot 208 , Ford Fiesta e companhia, todos atualmente com vendas em baixa. Entretanto, dentro da nova estratégia que será adotada pelas fabricantes, o segmento vai voltar à tona no Brasil em breve.