Tamanho do texto

Nao é de hoje que existem planos de encerrar a carreira do carismático modelo da marca alemã, que deve sair de linha no fim do ano que vem

VW Fusca foi lançado no Brasil em setembro de 2012, com apelo esportivo. Vem com 2.0 turbo, de 211 cv de potência
Divulgação
VW Fusca foi lançado no Brasil em setembro de 2012, com apelo esportivo. Vem com 2.0 turbo, de 211 cv de potência

A mídia internacional volta a dar destaque para o fim próximo da produção do Volkswagen Beetle, rebatizado no Brasil como o VW Fusca, em homenagem ao modelo original que começou a ser fabricado no País, com peças nacionais, em 1959. Mais uma vez, site americano Autoline publica que a marca alemã deverá tirar o modelo de linha no final de 2018 por causa das baixas vendas globais e pela necessidade de aumentar ainda mais sua linha de SUVs.

LEIA MAIS: Novo VW Fusca reúne diversão e nostalgia. Confira a avaliação do esportivo

De fato, como se sabe, além do T-Roc, o utilitário esportivo fabricado sobre a mesma base MQB do Golf, a fabricante sediada em Wolfsburg (Alemanha) vai lançar um SUV compacto feito sobre a plataforma do novo Polo, entre outros modelos do gênero. E vai deixar de lado os que tem caráter emocional, como é o caso do VW Fusca e de outro cupê, o Scirocco.



Um pouco da história do Beetle

Nascido em outubro de 1997, o simpático modelo da Volkswagen foi idealizado pelo designer Jay Mays, que chegou a trabalhar por vários anos na Ford e se aposentou no final de 2013. O carro é uma releitura do modelo original do chamado “Carro do Povo”, o Fusca, cujos primeiros esboços apareceram no início dos anos 30. Feito com a base do Golf IV, o New Beetle foi vendido no Brasil com motor 2.0, a gasolina, com câmbio automático de quatro marchas.

LEIA MAIS: Série de limitada de van celera os 70 anos da Kombi. Saiba mais detalhes

Foi apenas em 2011 que apareceu a atual geração, com maior apelo esportivo e desempenho bem melhor que a anterior por causa do conjunto mecânico que inclui motor 2.0, turbo, de 211 cv, acoplado ao câmbio automatizado, de dupla embreagem DSG. De acordo com os números da fabricante, o Fusca atual é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atingir 224 km/h.

As vendas da atual geração do Fusca começaram no Brasil em setembro de 2012, com lançamento em um espaço nobre de São Paulo e com a presença de celebridades como a apresentadora Adriane Galisteu e de Neymar Jr, um dos atuais ídolos da torcida do time do Barcelona. Entretanto, as vendas do cupê de estilo retrô foram modestas. A média de 2015 foi de apenas 39 por mês, com um total de 470 unidades, volume que caiu para 261 no ano passado, o que dá uma média de apenas 21 unidades mensais. 

LEIA MAIS: Novo carro elétrico popular da Volkswagen chega às lojas em 2020

Ainda é possível encontrar unidades novas do VW Fusca nas lojas. O preço sugerido que aparece no site da Volkswagen parte de R$ 124.700, mas o carro pode ser encontrado com valores variados. Há desde carros 0 km, ano 2015, sendo oferecidos por menos de R$ 120 mil até os 2016, com todos os opcionais, por R$ 147.900. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.