A mídia internacional volta a dar destaque para o fim próximo da produção do Volkswagen Beetle, rebatizado no Brasil como o VW Fusca, em homenagem ao modelo original que começou a ser fabricado no País, com peças nacionais, em 1959. Mais uma vez, site americano Autoline publica que a marca alemã deverá tirar o modelo de linha no final de 2018 por causa das baixas vendas globais e pela necessidade de aumentar ainda mais sua linha de SUVs.
LEIA MAIS: Novo VW Fusca reúne diversão e nostalgia. Confira a avaliação do esportivo
De fato, como se sabe, além do T-Roc, o utilitário esportivo fabricado sobre a mesma base MQB do Golf, a fabricante sediada em Wolfsburg (Alemanha) vai lançar um SUV compacto feito sobre a plataforma do novo Polo, entre outros modelos do gênero. E vai deixar de lado os que tem caráter emocional, como é o caso do VW Fusca e de outro cupê, o Scirocco.
Um pouco da história do Beetle
Nascido em outubro de 1997, o simpático modelo da Volkswagen foi idealizado pelo designer Jay Mays, que chegou a trabalhar por vários anos na Ford e se aposentou no final de 2013. O carro é uma releitura do modelo original do chamado “Carro do Povo”, o Fusca, cujos primeiros esboços apareceram no início dos anos 30. Feito com a base do Golf IV, o New Beetle foi vendido no Brasil com motor 2.0, a gasolina, com câmbio automático de quatro marchas.
LEIA MAIS: Série de limitada de van celera os 70 anos da Kombi. Saiba mais detalhes
Foi apenas em 2011 que apareceu a atual geração, com maior apelo esportivo e desempenho bem melhor que a anterior por causa do conjunto mecânico que inclui motor 2.0, turbo, de 211 cv, acoplado ao câmbio automatizado, de dupla embreagem DSG. De acordo com os números da fabricante, o Fusca atual é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atingir 224 km/h.
As vendas da atual geração do Fusca começaram no Brasil em setembro de 2012, com lançamento em um espaço nobre de São Paulo e com a presença de celebridades como a apresentadora Adriane Galisteu e de Neymar Jr, um dos atuais ídolos da torcida do time do Barcelona. Entretanto, as vendas do cupê de estilo retrô foram modestas. A média de 2015 foi de apenas 39 por mês, com um total de 470 unidades, volume que caiu para 261 no ano passado, o que dá uma média de apenas 21 unidades mensais.
LEIA MAIS: Novo carro elétrico popular da Volkswagen chega às lojas em 2020
Ainda é possível encontrar unidades novas do VW Fusca nas lojas. O preço sugerido que aparece no site da Volkswagen parte de R$ 124.700, mas o carro pode ser encontrado com valores variados. Há desde carros 0 km, ano 2015, sendo oferecidos por menos de R$ 120 mil até os 2016, com todos os opcionais, por R$ 147.900.