Depois de algum mistério, a Volkswagen confirma oficialmente que vai fabricar a nova geração do VW Polo em São Bernardo do Campo (SP), a partir do segundo semestre. O carro será apresentado no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro, e deverá chegar ao Brasil no mês seguinte.
LEIA MAIS: Volkswagen Polo é revelado por completo antes do Salão de Frankfurt
Ao novo VW Polo vai ser o primeiro modelo compacto da marca no País com a arquitetura MQB A0, que será usada em uma nova família de modelos, da qual vai fazer parte um sedã, também anunciado pela fabricante. Além disso, é possível que seja feito um SUV compacto e uma picape um pouco maior que a Saveiro para brigar com Fiat Toro e Renault Oroch.
Estima-se que o novo Polo será vendido por preços entre R$ 50 e R$ 90 mil, dependendo da versão. Entre as opções de motor, devem estar disponíveis os turbinados com 1.0 (de 125 cv) e 1.4 litro (150 cv) de cilindrada, bem como câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. Assim como na Europa, o carro terá no Brasil uma série de equipamentos disponíveis como partida por botão, alerta para pontos cegos e mudança indevida de faixa, piloto automático adaptativo (mantém uma distância constante do carro da frente), entre outros itens.
LEIA MAIS: VW Gol GTI deverá ser relançado no Brasil no fim do ano. Saiba detalhes
O carro tem porte um pouco menor que o Golf. São 4,05 metros de comprimento e 2,56 m de entre-eixos (ante 4,25 m e 2,63 m do hatch médio, respectivamente). E o porta-malas de 350 litros tem bom espaço para o tamanho do carro, que entrará no segmento de hatches compactos mais caprichados, assim como Fiat Argo e Ford Fiesta, mas que logo deverá receber novos integrantes, como a nova geração do Nissan March e o Toyota Yaris que passará a ser feito na Argentina e de lá ser trazido ao Brasil.
Família de hatches
Com a chegada do Polo ,a Volkswagen terá cinco hatches no Brasil. Começa com Gol, que continuará sendo fabricado como o modelo de entrada da marca. Depois vem o Up!, que acaba de receber uma série de novidades. O terceiro modelo é o Fox, que poderá receber alguma renovação para ganhar apelo. Antes do Golf, que é o hatch médio sofisticado da marca, vendido, inclusive, na versão GTI, de 220 cv, vai se encaixar o Polo.
LEIA MAIS: Volkswagen Fox terá nova renovação. Veja a projeção de como irá ficar
No Brasil, o VW Polo GTI poderá ser vendido num segundo momento. Vem com motor 2.0, turbo, de 200 cv, que funciona com câmbio automatizado, de dupla embreagem (DSG). Entre outros itens exclusivos, pode vir com rodas de aro 17 ou 18 e com amortecedores controlados eletronicamente, que podem reduzir a distância livre do solo em 15 mm, o que ajuda na estabilidade nas curvas.