A Renault surpreendeu o mercado ao apresentar um carro abaixo dos R$ 30 mil. Até a chegada do compacto Kwid, por R$ 29.990, o único modelo que poderia ostentar a farda de opção exclusiva abaixo do valor era o Chery QQ ( a partir de R$ 25.990), que nunca foi um sucesso de vendas no Brasil. Na contramão de Renault e Chery, algumas marcas parecem não fazer o menor esforço para justificar o preço exagerado de certos modelos. Listamos abaixo os cinco carros com valores mais absurdos à venda no País.
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1°- VW SpaceFox Highline 1.6 - R$ 98.934
As peruas estão desaparecendo do mercado, o que é uma pena. E a SpaceFox é uma das remanescentes para quem faz questão de espaço, e não se rendeu a um SUV compacto. O carro está longe de fazer feio com um conjunto mecânico bem acertado, engates macios e motor honesto. Mas, pelos inacreditáveis R$ 98.934 que a Volkswagen pede pela versão topo de linha, com todos os opcionais, cogitar uma SpaceFox completa se torna negócio de outro mundo. Ao passar pela terceira reestilização, a SpaceFox preserva a mesma plataforma de seu lançamento, e garante uma colocação em nossa lista dos preços mais absurdos . Com R$ 7 mil a menos, você leva pra casa um sedã Corolla GLi 1.8 (R$ 91.990), com bancos de couro.
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2°- Honda WR-V EXL - R$ 83.400
O design do Honda WR-V não agradou a todos, ganhando um caráter de “Fit anabolizado”. O modelo parte de R$ 79.400, e pode chegar aos R$ 83.400 na versão mais cara, a EXL. Se formos comparar com o que custa um Fit, também podemos notar algumas diferenças. O WR-V tem um valor bem mais alto que o Fit, cuja versão EX tem preço sugerido de R$ 73.800 O desempenho está longe de ser empolgante, e a Honda peca ao não colocar controle de estabilidade e tração entre os itens disponíveis.
3°- Fiat Weekend Adventure - R$ 83.646
Um dos dinossauros em nosso mercado, a perua aventureira Fiat Weekend mantém a mesma carroceria há vinte anos - com a necessidade de alguns retoques no visual para rejuvenescer o projeto. Longe de ser um exemplo de modernidade, o modelo pode chegar aos R$ 83.646, com todos os opcionais. Além de deixar a Weekend mais cara, a Fiat também aposentou a versão intermediária Trekking 1.6. Agora, a perua está disponível apenas em versões 1.4 e 1.8 flex.
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4°- BMW X4 - R$ 324.990
Só carros populares na lista? Nada disso. O BMW X4 é produzido em Araquari (SC) desde agosto de 2016, e não reproduz no preço as condições de um carro nacionalizado. Cotado em R$ 324.990 na versão de entrada, tem bancos, chicote elétrico, pneus da Pirelli e alguns ítens do motor fabricados no Brasil. Mesmo assim, o carro se mantém como o mais caro fabricado no País, na frente do Range Rover Evoque HSE Dynamic (R$ 252.900) e do Mercedes-Benz GLA 250 Sport (R$ 232.900).
5°- Toyota Etios Platinum - R$ 69.430
Por R$ 69.430 mil por um sedã compacto completíssimo da Toyota deixam o pacote Platinum oferecido no Etios menos interessante. Ainda mais com câmbio automático de apenas quatro marchas . Controle de estabilidade e tração? A Toyota não oferece nem como opcional, mas confirma que o modelo receberá a tecnologia em breve. De qualquer forma, pelo mesmo valor do sedã compacto é possível levar um Chevrolet Prisma LTZ 1.4 R$ 67.050, topo de linha, com câmbio automático de seis marchas, e ainda economizar, teoricamente, R$ 2.380.