Michelin Pilot Sport 4S em um Nissan GT-R que aceleramos sob muita chuva no Autódromo Vello Cittá, no interior de SP
Cauê Lira
Michelin Pilot Sport 4S em um Nissan GT-R que aceleramos sob muita chuva no Autódromo Vello Cittá, no interior de SP

A Michelin escolheu o Autódromo de Velo Città, no interior de São Paulo, para apresentar o novo pneu Pilot Sport 4S, que vem para calçar as rodas de quem curte uma condução mais esportiva. E apesar do DNA de pista, os pneus de alta performance já estão ganhando espaços naturais nas ruas. Segundo a marca, a intenção por trás do novo Pilot Sport 4S é desenvolver um produto capaz de reproduzir o prazer em dirigir, com precisão e estabilidade.

LEIA MAIS: Segurança: Instituto realiza testes de airbags para motociclistas

A nova tecnologia Bi-Compound leva em sua receita a aplicação de dois tipos diferentes de borracha na banda de rodagem. Na parte interna do pneu, há um novo composto de borracha e uma sílica especial que, quando combinados, repelem a água em pisos molhados. Do lado externo, por sua vez, a marca aposta em um novo elastômero híbrido para melhorar a aderência no piso seco. Uma cinta de aramida e nylon garante melhor transmissão de movimentos do volante ao pneu Michelin , deixando as respostas em curvas ainda mais rápidas.

LEIA MAIS: Estepe temporário pode ser proibido por projeto de lei

O mix de componentes faz com que o Pilot Sport 4S tenha bom potencial de frenagem. De acordo com o instituto alemão Dekra, o pneu da Michelin é capaz de parar o carro até 1,3 metro antes que seu principal concorrente em piso molhado. O fator estético também não foi esquecido, onde a marca aposta em toque aveludado no acabamento, reforçando o aspecto premium.

Você viu?

Godzilla

Nissan GT-R
Cauê Lira
Nissan GT-R

E o bom desempenho apareceu na pista. Em um Velo Città castigado pela chuva, e a recente etapa da Stock Car que emborrachou o solo, nossa reportagem teve a oportunidade de acelerar supermáquinas que calçavam o lançamento. À bordo de um Nissan GT-R personalizado de 700 cv de potência, a última preocupação era a estabilidade. O Pilot Sport 4S conduziu o godzilla em curvas rápidas como se estivesse em um trilho, sem qualquer solavanco de derrapagem. A história continua a mesma com o indomável Porsche 911 biturbo, apelidado carinhosamente pelos entusiastas da velocidade de Godzilla Killer (ou matador de Godzilla). Apesar da tração traseira e da transmissão manual, o supercarro alemão se mostrou muito direto em curvas e seguro em frenagens intensas.

Porsche 911
Cauê Lira
Porsche 911

Entretanto, o Pilot Sport 4S não vem apenas para quem acelera em pista com superesportivos. Em um circuito feito de cones, repleto de obstáculos, pudemos atestar o novo produto em dois Mercedes-Benz C180. Um deles com o novo pneu da Michelin, e outro com o principal concorrente da Continental. A precisão apareceu melhor em curvas 180°, onde o modelo equipado com o Pilot Sport 4S não deu qualquer solavanco de que estava perdendo o trajeto. E apesar do modelo da Continental não fazer feio, não era tão direto, principalmente em curvas acentuadas. Na frenagem em situação urbana de trânsito a 30 km/h, entretanto, o desempenho é praticamente igual.

LEIA MAIS: Confira 9 tendências do futuro quando o assunto é pneu

A Michelin disponibiliza o Pilot Sport 4S para rodas aro 19 e 20. De acordo com a marca, um modelo para equipar rodas aro 21 está no cronograma, e deve aparecer no mercado em 2018.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!