Tamanho do texto

Ainda sem planos de vir ao Brasil, novo SUV da Hyundai será projetado na Índia. Confira as novidades do novo modelo que está por vir

Abaixo do Hyundai Creta, a marca coreana prepara um novo SUV fabricado sobre a mesma base do hatch compacto HB20
Divulgação/Hyundai Motor Brasil
Abaixo do Hyundai Creta, a marca coreana prepara um novo SUV fabricado sobre a mesma base do hatch compacto HB20

A Hyundai aproveitou o evento de lançamento do sedã Verna, na Índia, para anunciar que está preparando um novo SUV que irá se posicionar abaixo do Creta. O modelo, que já leva o nome de Carlino, deve aparecer em 2019, e será projetado especialmente para mercados emergentes. Para a nova investida, a Hyundai utilizará a mesma plataforma do HB20, o que facilitaria sua chegada ao Brasil.

LEIA MAIS: Hyundai Kona é apresentado com motor 1.0 de 120 cv

De acordo com o site Indian Autos Blog, cerca de 60% dos componentes do Carlino serão projetados na Índia. E também podemos esperar um design bem diferente do conceito HND-14 que foi apresentado no Salão de Nova Deli (Índia), que lembra mais uma minivan no estilo Kia Soul que um utilitário esportivo compacto. É certo que o projeto final não ultrapassará os 4 metros de comprimento para obter incentivos fiscais do governo indiano. Caso apareça por aqui, o Hyundai Carlino entrará no mesmo segmento do novo JAC T40 e Honda WR-V, por exemplo.

LEIA MAIS: Hyundai Creta e Honda HR-V se enfrentam em suas versões topo de linha 

Na Índia, o Carlino virá equipado com o mesmo motor 1.0 turbo T-GDI,que já é utilizado no i20 europeu. Será a primeira aposta da Hyundai com motores turbo no país. Caso seja oferecido em opções diesel, espera-se o novo 1.4 CRDi, que equipa o Creta. Pouco se sabe sobre o câmbio automático que deverá equipar o novo SUV, mas podemos esperar por algo de baixo custo.

LEIA MAIS: Hyundai HB20X encara bem os obstáculos urbanos. Confira!

SUVização

A investida da marca coreana no mundo dos SUVs não chega como uma surpresa. Afinal, a Hyundai já está preparando a nova geração do Santa Fe, que deve pintar nas ruas entre o fim de 2018 e os primeiros meses de 2019. O SUV é um sucesso no mundo todo, e faz parte da estratégia da marca coreana de se tornar a montadora asiática mais vendida na Europa. Para atingir essa meta ousada, e deixar Nissan e Toyota para trás, a Hyundai pretende ampliar sua gama de crossovers para cinco modelos. Atualmente, o novo KONA, New Tucson, ix35 e Santa Fe compõem a linha de SUVs da marca no velho continente. Em 2016, o New Tucson ocupou a 13° colocação entre os carros mais vendidos do mundo, batendo o rival Nissan Qashqai.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.