Você se lembra do clássico Blade Runner, estrelado por Harrison Ford ,em 1982? No filme, o aclamado ator interpreta Rick Deckard, um caçador de andróides que cruza uma Nova Iorque pós-apocalíptica em um estranho carro cyberpunk voador. Há pouco tempo, seria difícil imaginar algo do tipo fora da ficção. Mas é bom ir se acostumando com a ideia, pois pelo andar das coisas, você poderá ter um na garagem em alguns anos.
LEIA MAIS: Volkswagen terá novo carro elétrico até 2020
A Lilium, startup de desenvolvimento alemã, recebeu um aporte milionário para financiar o projeto de um carro voador para cinco pessoas. E como se a ideia já não fosse incrível o suficiente, ele ainda será autônomo. Com a ajuda de alguns milionários com dinheiro sobrando - entre eles os criadores de Skype e Twitter, Niklas Zennström e Evan Williams - a startup conseguiu US$ 90 milhões para tirar o conceito do papel.
A primeira aparição do modelo de teste aconteceu no primeiro semestre deste ano, revelando um mini-jato que decola e pouca verticalmente, dispensando pistas de pouso complexas. Portanto, você não precisará ser o John Travolta e ter um aeroporto com duas pistas em sua mansão. Em movimento, o Lilium Jet consegue atingir até 300 km/h. Na velocidade máxima, a aeronave terá autonomia de uma hora. Digno de um filme de Star Wars, não?
LEIA MAIS: Carros elétricos superam desconfianças e começam a se popularizar
O Lilium Jet será impulsionado por turbinas elétricas e um vasto conjunto de motores montados nas asas. E para pilotá-lo, apenas com licença de aeronave esportiva.
Voando baixo
Segundo a fabricante, o Lilium Jet dispensa grandes estruturas caras e complexas. A verdadeira intenção é que seus clientes realmente possam decolar diretamente de suas casas. Para o time de engenharia, o Jet vai abrir portas para uma nova geração de aviões acessíveis, simples e amigáveis ao meio-ambiente. “Nós derrubamos alguns dos desafios mais complexos da engenharia aeronáutica para transformar o Jet em algo viável”, diz o co-fundador da Lilium, Daniel Wiegand.
LEIA MAIS: Tesla Model 3 está confirmado para chegar ao Brasil
Com base em sua eficiência, e na infraestrutura mínima requerida, Wiegand diz que o Lilium Jet poderá fazer vôos urbanos com preços de táxi convencionais e cinco vezes mais velocidade que em um carro. A expectativa é que as primeiras unidades do carro voador cheguem aos clientes em meados de 2025, isso se as leis aeronáuticas não atrapalharem o processo até lá. Confira no vídeo acima o Lilium Jet em ação.