Imagens oficiais do Volvo XC40 vazam na internet antes de sua apresentação oficial, que acontecerá na semana que vem. O modelo confirma o design antecipado pelo conceito Volvo 40.1, com poucas modificações em relação ao protótipo mostrado no ano passado. Com data para desembarcar no Brasil, o XC40 aparecerá por aqui no primeiro trimestre do ano que vem. Com a antecipação, o SUV já aparece incluso na linha de veículos no site da Volvo do Brasil.
LEIA MAIS: Conheça os SUVs que chegarão ao Brasil até o final de 2018
O Volvo XC40 segue a mesma identidade visual dos irmãos XC60 e XC90, com uma larga tela sensível ao toque, que domina o painel central minimalista. Seu design é bem mais sóbrio e casual que os carros mais caros da marca. A Volvo diz que o interior do XC40 foi projetado pensando na versatilidade. Por exemplo, para favorecer o espaço nos porta-objetos das portas, a Volvo trocou as caixas de som de lugar. Agora, é possível acomodar até um notebook, ou um tablet dos grandes.
Entre as novidades do XC40 está a nova plataforma modular da Volvo, que será compartilhada com a marca chinesa Geely. Detalhes sobre motorização ainda não foram revelados, mas é certo que o novo motor 1.5, de três cilindros, turbo, e o quatro cilindros Drive-E, estarão disponíveis na linha. A Volvo também apresentará uma nova versão híbrida, de três cilindros, feita para rodar com caixa automática de sete marchas. Os alvos principais da Volvo são os novos Audi Q2 e BMW X2. O modelo das quatro argolas ainda está nos planos da marca para o Brasil, mas só em sua próxima geração. A marca bávara, entretanto, poderá nacionalizar o BMW X2 no ano que vem.
O rival BMW X2
O X2 será montado na mesma plataforma UKL que já é utilizada no X1. Ou seja, o modelo terá tração dianteira, pelo menos nas versões básicas. E rumores recentes indicam que teremos uma nova gama de motores turbo de três e quatro cilindros. Alguns deles compartilhados com a Mini.
LEIA MAIS: BMW X2 chegará ao Brasil no ano que vem
O modelo europeu será fabricado em Regensburg, na Alemanha. E há grandes chances do X2 dividir a linha de produção da BMW do Brasil com os irmãos X1, X3 e X4 na fábrica de Araquari (SC). Vazamentos recentes de uma possível patente do X2 aguçam mais ainda os sinais de que teremos um novo BMW nacional no próximo ano. A marca, entretanto, não divulga nada.
LEIA MAIS: Confira cinco carros com preços mais absurdos no Brasil
A BMW vem trabalhando para reduzir ao máximo a dependência de peças europeias e norte-americanas. Em uma entrevista ao jornal Valor Econômico, Ian Roberston, gerente de vendas e marketing da BMW, informou que a empresa pretende depender cada vez menos da cotação do câmbio. A chave será aumentar o índice de nacionalização dos modelos fabricados em Araquari (SC), com mais peças de origem nacional. O Volvo XC40, entretanto, virá da Suécia.