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Como anda a versão intermediária, que não leva o eficiente 1.0 TSI? Confira nas nossas primeiras impressões ao dirigir

Novo Polo 1.6: mesmo sem todos os equipamentos do topo de linha, trata-se de um carro confortável no cômputo geral
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Novo Polo 1.6: mesmo sem todos os equipamentos do topo de linha, trata-se de um carro confortável no cômputo geral

Na última semana, você conheceu o Novo Polo em sua versão Highline, com todos os opcionais e o eficiente motor 1.0 TSI, de 128 cv. Na configuração que aceleramos, o modelo encosta nos R$ 75 mil, trazendo também as belas rodas aro 17 e um conceito de cockpit virtual que marca presença em carros mais caros. Mas eis que chega a hora de saber como anda o modelo intermediário, com motor 1.6 16V MSI, que parte de R$ 54.990, e deve concentrar boa parte das vendas do novo hatch compacto.

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Por dentro, o Novo Polo Highline é de encher os olhos, mas aqui estamos em um modelo bem mais sóbrio e simples. Acabamento, grafismos e lista de equipamentos são bem equivalentes ao irmão mais velho, o Volkswagen Fox. Aliás, o design horizontal adotado na cabine lembra bastante o Gol. O acabamento é de boa qualidade, mas poderia ter mais variedade de materiais.

Na traseira não vem nenhum logo que identifica o motor 1.6 ao contrário do 1.0 turbo, conhecido como 200 TSI
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Na traseira não vem nenhum logo que identifica o motor 1.6 ao contrário do 1.0 turbo, conhecido como 200 TSI

A unidade testada veio com o pacote opcional Connect Park, que além de uma central multimídia simples, integra computador de bordo com todas as funções básicas: autonomia, consumo, quilometragem, odômetro. Tudo controlado pelo volante multifuncional. Sem este pacote que eleva o preço da versão 1.6 MSI para R$ 58.040, o carro vem apenas com rádio convencional com conectividade Bluetooth, além de entradas auxiliar e USB.

Sistema de som mais simples, mas que cumpre bem o seu papel no dia a dia
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Sistema de som mais simples, mas que cumpre bem o seu papel no dia a dia

Para um hatch compacto abaixo de R$ 60 mil, o Novo Polo 1.6 MSI com Connect Park é bem equipado. A configuração também inclui rodas de liga leve de aro 15, controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e tração (ASR) e bloqueio eletrônico do diferencial. Vale lembrar que este é o Polo mais completo que você pode comprar, antes de entrar nas versões com motor 1.0 turbo.



Desempenho não é ponto forte

O que garante o preço baixo da versão é o motor que também se faz presente na Volkswagen Saveiro Cross e no Golf Comfortline.  Rende 117 cv de potência quando abastecido com etanol. Seu comportamento dinâmico é bem semelhante o de outros veículos da marca.  Tem câmbio bem escalonado, com engates curtos, macios e precisos. Embreagem macia e direção leve garantem total conforto para o motorista.

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Entretanto, sentimos que falta um pouco de fôlego para garantir ultrapassagens seguras na estrada ao empurrar o hatch de 1.083 kg. Quando o Novo Polo chega aos 120 km/h, o motor grita como se faltasse ânimo, mas não chega a ser incômodo. Ele se sai melhor em retomadas, mas obriga reduções de marcha que forçam o motor e deixam de priorizar o consumo. Se você gosta de viajar, vale a pena investir mais um pouco e levar a versão Comfortline, já com o eficiente 1.0 TSI.

Apesar de não ter desempenho muito empolgante, o Polo MSI apresenta bons números de consumo. De acordo com o Inmetro, o carro faz 12,0 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Com o etanol, os números vão para 8,2 km/l e 9,5 km/l, respectivamente.

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A segurança em curvas do Novo Polo é certificada pelo bom acerto na suspensão - independente na dianteira e eixo de torção na traseira. Não é rígida, tampouco flexível além da conta. Se você provocá-lo em uma curva, os controles eletrônicos irão garantir a melhor distribuição de peso. Estamos falando de um conjunto muito bem acertado para uma condução confortável. Vale lembrar que o Novo Polo recebeu cinco estrelas no crash-test realizado pelo Latin NCAP, tanto para segurança de adultos, quanto para crianças.

Preço: R$ 58.040 (MSI, com opcionais)
Motor: 1.6 MSI
Potência: 116 cv a 5750 rpm
Torque: 16,5 kgfm a 4000 rpm
Transmissão: manual de cinco velocidades
Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS, ESC
Pneus: 185/65 R15
Dimensões: 4.0 metros de comprimento, 1,75 metros de largura e 1,46 metros de altura.
Tanque: 52 litros
Porta-malas: 300 litros
Consumo: 12,0 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada (gasolina).  8,2 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada (etanol)
0 a 100 km/h: 10 s
Vel. Máxima: 193 km/h

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