A Citroën vai deixar de produzir o hatch médio C4, informa o site da revista inglesa Autocar. E vai se concentrar seus esforços na versão renovada do SUV C4 Cactus que acaba de ser mostrada na Europa e está sendo cotada para ser vendida no Brasil em 2018. O interesse da marca francesa em ter esse modelo no País foi noticiada pela reportagem de iG Carros desde junho do ano passado, quando chegamos a citar a possibilidade do carro ser feito em Porto Real (RJ) sobre a mesma base do C3 Aircross.
LEIA MAIS: Citroën C4 Picasso mostra sua vocação de carro familiar. Veja avaliação
Agora os rumores ganham força e tudo indica que existe a chance do Citroën C4 Cactus nacional ser lançado ao longo de 2018. Segundo o que apurou o site Autos Segredos a versão nacional do SUV será bem parecida com o modelo reestilizado que acaba de ser apresentado na Europa, exceto por mudanças no para-choque traseiro e no vidro da tampa do porta-malas. Assim como o modelo europeu, o nacional também não terá os Airbumps nas laterais.
A frente também seguirá as linhas do modelo europeu, com faróis estreitos, para-choque com entradas de ar bipartidas. E a traseira contará com luzes que dão um certo efeito tridimensional, entre os principais detalhes.
LEIA MAIS: Citroën C4 Lounge THP 2017 agrada pela relação entre custo e benefício
Ainda de acordo com o Autos Segredos, o C4 Cactus poderá ser encontrado com motor 1.6 FlexStart, de 122 cv ou 1.6 THP Flex, de 173 cv. O primeiro terá como ser acoplado ao câmbio manual, de cinco marchas, ou automático, de seis. E o outro estará disponível apenas com caixa automática.
Mais detalhes do C4 Cactus
Na comparação com o C4 Cactus original, a versão renovada ficou um pouco maior. Agora são 4,17 metros de comprimento por 1,71 m de largura e 1,48 m de altura. De acordo com números da fabricante, o carro vem com 358 litros, o que não é um dos maiores volume de porta-malas entre os SUVs compactos, sendo superior apenas aos menores, como o do Jeep Renegade e seus míseros 260 litros.
LEIA MAIS: Citroën C3 Aircross evoluiu com novo câmbio automático de seis marchas
Outro detalhe do Citroën C4 Cactus renovado fica por conta do sistema de suspensão. Pelo menos na Europa, o carro pode ser equipado com tecnologia Progressive Hydraulic Cushions, que funciona como se fosse um sistema pneumático, que ajuda a absorver as irregularidades do piso, o que contribui bastante com o conforto ao rodar. Há também 12 dispositivos de assistência ao motorista, como alerta de fadiga, assistente de estacionamento, monitoramento de ponto cego nos retrovisores externos, entre outros.