A Lada revela que prepara a próxima geração do Niva para 2021. Até hoje o carro se parece bastante com os que foram vendidos no Brasil, mas o novo projeto se baseia na plataforma do Renault Duster. Com isso, o jipe ficará mais moderno, mas ainda de baixo custo, o que vai manter seu apelo off-road por um preço acessível.
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A Lada e as novidades dos anos 90
Após a abertura das importações, no Governo Collor, em 1990, várias marcas desembarcaram no Brasil. Referências mundiais em tecnologia, modernidade e qualidade, como a BMW, Daihatsu, Daewoo, Mazda, Alfa Romeo, bem como várias outras fabricantes vieram com novidades que fizeram os carros nacionais se tornarem ultrapassados. Dentro desse contexto, a Lada cativou os brasileiros por seus carros com preços em conta, robustos e confiáveis, mesmo não sendo modernos. Cerca de 70.000 unidades foram vendidas, muitas delas para taxistas.
Decadência
Os golpes fatais para a marca russa vieram em 1995, quando os impostos sobre carros importados subiu e, mais do que em 1990, os brasileiros já não aceitavam mais o design antiquado dos carros de projeto soviético. Esses fatos foram agravados pela má fama dos carburadores dos soviéticos, que não se davam muito bem com a gasolina brasileira (na época, com 22% de etanol) e pelo péssimo atendimento nas concessionárias que deixava a desejar.
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Os planos
Apesar da modernização que a Lada terá em 2021 com a mudança no Niva, os planos são de, ainda, preservar a essência do jipe que pouco mudou desde o seu primeiro desenvolvimento, em 1977. Entretanto, enquanto a estrutura será da Renault, o motor será o 1.6 moderno que a Nissan equipa seus carros, reflexo do acordo da marca russa com o grupo Renault-Nissan.