
Em 2016, após ter decepcionado os fans do WRC (campeonato mundial de rally) com sua retirada das corridas, a Volkswagen anuncia seu retorno com o Polo R5 WRC, baseado na nova geração do Polo GTI, para 2018. A marca alemã conquistou 12 títulos entre 2013 e 2016, o que leva a marca a um patamar respeitável na categoria mais tradicional de ralis, superando a Subaru e se igualando a Mitsubishi, Peugeot e Toyota.
LEIA MAIS: Novo VW Polo: como anda o hatch premium com motor 1.0 turbo
O WRC
O WRC é uma categoria de ralida FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que acontece em ambientes de terra, cascalho e até neve. As fabricantes, incluindo a Volkswagen , se interessam quanto a participação desses campeonatos, pois é uma grande oportunidade para o desenvolvimento de tecnologias, aprimoramento da qualidade dos projetos e para divulgar seus produtos. As especificações de potência este ano incluem 380 cv de motores com 1.6 litro, câmbio sequencial de 6 marchas e sistema de largada, que levam os carros de 0-100 km/h em menos de 4 segundos no cascalho.

LEIA MAIS: Volkswagen Polo GTI de 200 cv é mostrado no Salão de Frankfurt
O projeto
Apesar das especificações do novo Polo R5 WRC não terem sido completamente divulgadas, a equipe de corridas da Volkswagen é composta pelos mesmos integrantes que desenvolveram o carro da temporada de 2016. Os planos envolvem um projeto completamente novo para os clientes das corridas, que poderão adequar o Polo (que virá de fábrica com tudo do mais básico possível) conforme a categoria que forem participar. Sven Smeets, diretor da equipe Volkswagen Motorsports, e sua equipe, afirmam que a intenção é, e sempre foi, partilhar as experiências das pistas, em prol de um melhor desenvolvimento dos modelos de produção da marca, já que é sob uso extremo e nos ambientes desafiadores que se pode coletar o máximo possível de informações e preparar o carro para enfrentar os mais exigentes cenários.
LEIA MAIS: Novo Polo 1.6 MSI: um hatch bem equipado por menos de R$ 60 mil
Disputando contra todos, até contra si mesmo
O Volkswagen Polo R5 WRC será mais um dos modelos “crus” e preparados para corridas da marca, ao lado do Golf GTI TCR, feito para campeonatos de turismo. A marca alemã adota a política de criação de carros de corrida a partir de versões de rua também para a Bentley (Continental GT3), Lamborghini (Huracan GT3), Audi (R8 LMS), Porsche (Cayman GT4 Clubsport), Seat (Leon Cup) e, inclusive, a Skoda, que apesar de ser do mesmo grupo, tem o Fabia R5, que concorre diretamente com o Polo na categoria. Isso faz da marca uma das poucas que busca concorrer consigo mesma, mostrando que leva sério a competição e o desenvolvimento de seus produtos.