Tamanho do texto

Montante deve otimizar instalações do Complexo Industrial de Pacheco. Dois modelos inéditos estão nos planos.

Volkswagen investe na fabricação de novos utilitários compactos
Divulgação
Volkswagen investe na fabricação de novos utilitários compactos

A Volkswagen anuncia um investimento massivo de US$ 650 milhões para sua fábrica em Pacheco, na Argentina. O objetivo da marca alemã é otimizar as instalações de seu complexo industrial para a integração da nova plataforma MQB-A0 - a mesma do Polo brasileiro - focando na fabricação de modelos compactos. Rumores apontam para a produção de dois modelos inéditos, sendo que um deles seria o utilitário Tharu, rival do Jeep Compass.

LEIA MAIS: Briga entre compactos: VW Polo Highline enfrenta Fiat Argo 1.8

O novo SUV da marca alemã irá se posicionar acima do T-Cross, que será feito sob a base do Novo Polo no Brasil, e abaixo do novo Tiguan. Diversos componentes do Tharu serão compartilhados com o novo Skoda Karoq, que já foi mostrado na Europa. Sua linha de montagem deverá assumir o espaço em que hoje é fabricada a perua Volkswagen SpaceFox, dividindo produção com a picape Amarok. De acordo com o site Argentina Autoblog, os novos modelos da Volkswagen surgirão no país a partir de 2020.

LEIA MAIS: Peugeot confirma chegada do SUV 5008 no início do ano que vem

Sabemos que uma picape intermediária no mesmo porte da Fiat Toro também está nos planos da Volkswagen para o Mercosul, mas é difícil dizer onde sua produção será alocada. O modelo irá ocupar a lacuna que existe entre a compacta Saveiro, e a média Amarok. Durante o anúncio que marcou o início da produção do Polo em São Bernardo do Campo (SP) - onde nossa reportagem teve a oportunidade de conhecer a linha de montagem do novo compacto - a Volkswagen já havia deixado claro que seu próximo lançamento seria o sedã Virtus, em meados do começo do ano que vem.

Em seguida, teremos o lançamento do novo SUV compacto T-Cross, que deverá surgir no segundo semestre de 2018 como rival para Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta e companhia.

A briga esquentou

Chevrolet Adria Concept
Divulgação
Chevrolet Adria Concept

Outras montadoras também estão se movendo para entrar na briga de SUVs compactos e picapes intermediárias. No último mês, a Chevrolet anunciou mais R$ 4,5 bilhões em investimentos no Brasil. O montante é parte do plano de aportar R$ 13 bilhões às operações no país entre 2014 e 2020 para a renovação completa da linha de compactos fabricados por aqui.

LEIA MAIS: GM anuncia investimento de R$ 4,5 bilhões para o Brasil

A estratégia da GM é parecida com a da Volkswagen. É certo que um SUV compacto está nos planos da marca, nos moldes do protótipo Adria (foto acima), mostrado em 2014, na Índia. Mas não é possível afirmar se o mesmo será fabricado em Gravataí (RS), ou nas facilidades de São Caetano do Sul (SP), de onde saem a minivan Spin e o sedã Cobalt.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.