undefined
Divulgação
Volkswagen investe na fabricação de novos utilitários compactos

A Volkswagen anuncia um investimento massivo de US$ 650 milhões para sua fábrica em Pacheco, na Argentina. O objetivo da marca alemã é otimizar as instalações de seu complexo industrial para a integração da nova plataforma MQB-A0 - a mesma do Polo brasileiro - focando na fabricação de modelos compactos. Rumores apontam para a produção de dois modelos inéditos, sendo que um deles seria o utilitário Tharu, rival do Jeep Compass.

LEIA MAIS: Briga entre compactos: VW Polo Highline enfrenta Fiat Argo 1.8

O novo SUV da marca alemã irá se posicionar acima do T-Cross, que será feito sob a base do Novo Polo no Brasil, e abaixo do novo Tiguan. Diversos componentes do Tharu serão compartilhados com o novo Skoda Karoq, que já foi mostrado na Europa. Sua linha de montagem deverá assumir o espaço em que hoje é fabricada a perua Volkswagen SpaceFox, dividindo produção com a picape Amarok. De acordo com o site Argentina Autoblog, os novos modelos da Volkswagen surgirão no país a partir de 2020.

LEIA MAIS: Peugeot confirma chegada do SUV 5008 no início do ano que vem

Sabemos que uma picape intermediária no mesmo porte da Fiat Toro também está nos planos da Volkswagen para o Mercosul, mas é difícil dizer onde sua produção será alocada. O modelo irá ocupar a lacuna que existe entre a compacta Saveiro, e a média Amarok. Durante o anúncio que marcou o início da produção do Polo em São Bernardo do Campo (SP) - onde nossa reportagem teve a oportunidade de conhecer a linha de montagem do novo compacto - a Volkswagen já havia deixado claro que seu próximo lançamento seria o sedã Virtus, em meados do começo do ano que vem.

Em seguida, teremos o lançamento do novo SUV compacto T-Cross, que deverá surgir no segundo semestre de 2018 como rival para Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta e companhia.

A briga esquentou

undefined
Divulgação
Chevrolet Adria Concept

Outras montadoras também estão se movendo para entrar na briga de SUVs compactos e picapes intermediárias. No último mês, a Chevrolet anunciou mais R$ 4,5 bilhões em investimentos no Brasil. O montante é parte do plano de aportar R$ 13 bilhões às operações no país entre 2014 e 2020 para a renovação completa da linha de compactos fabricados por aqui.

LEIA MAIS: GM anuncia investimento de R$ 4,5 bilhões para o Brasil

A estratégia da GM é parecida com a da Volkswagen. É certo que um SUV compacto está nos planos da marca, nos moldes do protótipo Adria (foto acima), mostrado em 2014, na Índia. Mas não é possível afirmar se o mesmo será fabricado em Gravataí (RS), ou nas facilidades de São Caetano do Sul (SP), de onde saem a minivan Spin e o sedã Cobalt.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários