O Renault Kwid chega ao mercado com preço competitivo, simplicidade e atributos para dar trabalho aos rivais Fiat Mobi e Volkswagen Up!. E apesar do mercado demonstrar reações, não dá pra gastar além da conta. Pensando nisso, o IG Carros lista os dez modelos 1.0 mais baratos do Brasil para aqueles que não querem investir muito, mas não abdicam o cheiro de carro zero km.
LEIA MAIS: Renault Kwid: andamos no hatch que promete agitar o mercado
1°- Chery New QQ - R$ 25.990
Por muito tempo, o QQ era a única opção para quem queria um carro zero abaixo dos R$ 30 mil. Mas com a chegada do novo compacto da Renault, o hatch chinês passa a ter uma vida ainda mais complicada no mercado brasileiro, mesmo sendo um dos mais baratos. Se você não faz questão de qualquer sofisticação, vá de QQ Smile por R$ 25.990. Quer investir mais um pouco para levar ar-condicionado e direção assistida? Há a opção Look por R$ 29.990.
2°- Renault Kwid - R$ 29.990
Nosso top 10 ganha um novo modelo abaixo dos R$ 30 mil com a chegada do Renault Kwid. Por R$ 29.990, dá pra levar um Kwid Life sem ar-condicionado, direção, sistema de som ou predisposição para rádio. Já a versão Zen traz mais sofisticação por R$ 35.390, com rádio Bluetooth e vidros elétricos. A top de linha, Intense, sai por R$ 39.990.
LEIA MAIS: Jeep Renegade Trailhawk: o lado mais radical do SUV compacto
3°- Fiat Mobi - R$ 34.210
A Fiat reajustou o preço do Mobi para R$ 34.210 na versão Easy, e é tão simples quanto os dois concorrentes mencionados acima. Conta somente com computador de bordo, banco traseiro bipartido e quadro de instrumentos com iluminação em LED. Abaixo do capô, o velho conhecido Fire 1.0 de 75 cv.
4° - Volkswagen Up! - R$ 37.990
A intenção da Volkswagen é oferecer um pouco mais de sofisticação no Up! sem deixar a simplicidade de lado. Na versão Take, você encontra desembaçador de vidro traseiro, banco do motorista com regulagem de altura, iluminação no porta-malas e direção hidráulica. A única opção de motor é o 1.0 EA211 de 82 cv, pois as opções TSI já passam dos R$ 50 mil.
5° - Nissan March - R$ 39.990
Apesar dos bons atributos e dos R$ 39.990 que a Nissan pede no March 1.0, o hatch está bem distante dos rivais nas vendas acumuladas do ano. Difícil de entender para um carro que oferece ar-condicionado, computador de bordo e direção elétrica progressiva. Em sua versão SL CVT, a mais completa, o hatch japonês chega aos R$ 60.990.
6°- Kia Picanto - R$ 40.990
Mais barato e mais apertado que o primo Hyundai HB20, o Kia Picanto justifica sem preço com ar-condicionado, banco do motorista com ajustes, direção elétrica e até rádio com entrada USB e volante multifuncional. Seu motor é 1.0 três cilindros que rende 80 cv aliado ao câmbio manual de cinco marchas.
7°- Chevrolet Onix - R$ 41.690
O carro mais vendido do Brasil ocupa a sétima colocação em nosso ranking. A versão Onix Joy não recebeu o facelift e serve como substituto para o finado Chevrolet Celta. Ar-condicionado, direção elétrica, travas e velocímetro digital tiram o aspecto de pé-de-boi do hatch da Chevrolet.
LEIA MAIS: Chevrolet anuncia investimento de R$ 1,4 bilhão em Gravataí
8°- Volkswagen Gol - R$ 42.990
Com direção hidráulica, ajuste de altura para o banco do motorista e vidros dianteiros elétricos, o Volkswagen Gol perde posições em nosso ranking com o reajuste do preço da versão Trendline. Seu motor é o 1.0 três cilindros que também equipa versões do Fox e do Up!.
9°- Hyundai HB20 - R$ 43.000
O segundo carro mais vendido do Brasil parte de R$ 43 mil, e pode ser uma ótima opção para quem faz questão de requinte. Ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, computador de bordo, volante multifuncional e rádio com conexões USB e Bluetooth estão aí para provar. O motor é o 1.0 Kappa de 80 cv que equipa o modelo desde seu lançamento.
10°- Renault Sandero - R$ 43.350
A versão Authentique do hatch francês com sotaque romeno integra ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros elétricos na dianteira e desembaçador traseiro, finalizando a lista dos 10 mais baratos do Brasil. O motor 1.0 (o mesmo do irmão mais barato, Kwid), rende 80 cv aliado ao câmbio manual de cinco marchas. Na versão mais sofisticada, GT Line, o hatch chega perto dos R$ 60 mil, podendo atingir R$ 66.000 no pacote esportivo RS Race Spirit.