![Chevrolet Cruze Sport 6: hatch médio atrai pelo custo -benefício, mas faz parte de um segmento em baixa no Brasil Chevrolet Cruze Sport 6: hatch médio atrai pelo custo -benefício, mas faz parte de um segmento em baixa no Brasil](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/du/9z/56/du9z569k47orz4qs041glr5gl.jpg)
O levantamento publicado pela Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores) revela os números do segmento de hatches médios, que detém atualmente apenas 1,1% do mercado brasileiro. O Chevrolet Cruze continua sendo o modelo mais vendido de sua categoria, emplacando 749 unidades em novembro. Em relação ao mês anterior, em que o hatch da GM vendeu 631 unidades, trata-se de um crescimento de 35,93% em suas vendas.
LEIA MAIS: Toyota consegue título de marca mais vendida do mundo por antecipação
O segundo colocado no ranking dos hatches médios já demonstra menos fôlego que em meses mais áureos. O Ford Focus vendeu 435 unidades em novembro - 81 a menos que outubro. A queda é de 23,12%. O Volkswagen Golf surge em terceiro, com 241 unidades vendidas e alguns planos para tentar uma reação em seu segmento.
Nas vendas acumuladas, o Cruze lidera com 6.761 emplacamentos entre janeiro e novembro de 2017. No mesmo período, a Ford conseguiu emplacar 4.350 unidades do Focus, enquanto a Volkswagen se esforçou para tirar 3.755 unidades do Golf das concessionárias. Desde que chegou em sua nova geração, o Chevrolet Cruze conseguiu o mesmo feito do compacto Onix, cravando a bandeira da GM na liderança de seu segmento. Mas novas movimentações apontam que o hatch médio americano não terá vida fácil nos próximos meses.
O futuro de Focus e Golf
![Ford Focus 2018: mostrado na Argentina, modelo marca a última reestilização antes de mudar por completo Ford Focus 2018: mostrado na Argentina, modelo marca a última reestilização antes de mudar por completo](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/8t/hr/sy/8thrsy887nzofhmwk2dayjdd7.jpg)
O Ford Focus é apresentado na Argentina com atualizações interessantes na linha 2018 que também marcarão presença no hatch e no sedã vendidos no Brasil. Com a renovação, o Focus ganha novo fôlego e fica mais completo, mas preserva a mecânica do modelo 2017. Deve chegar ao País nos próximos meses.
LEIA MAIS: Carros que já venderam bem, mas hoje estão em baixa no mercado
Lá fora, a marca está se preparando para mostrar a nova geração do Focus, que deverá acontecer no próximo Salão de Genebra (Suíça), em março do ano que vem. Seguindo a linha de design do novo Fiesta europeu, o hatch é uma opção maior e mais sofisticada, como se nota, por exemplo, nos faróis em LED e um friso horizontal em seus centros. Entretanto, ainda não há previsão de quando o novo modelo chegará ao Brasil.
![Volkswagen Golf reestilizado já foi pego sem disfarces, mas vai chegar às lojas apenas em março de 2018 Volkswagen Golf reestilizado já foi pego sem disfarces, mas vai chegar às lojas apenas em março de 2018](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/09/ab/aq/09abaq4iipdxqtyokfu5nuz0r.jpg)
O Golf, por sua vez, também está prestes a mudar. Conforme apurado pela reportagem do iG Carros, o modelo médio chegará às lojas com novo visual apenas em março de 2018, e deixará de ser oferecido com motor 1.6 aspirado. A partir do ano que vem, quem quiser um Volkswagen Golf terá que escolher entre os modelos 1.0, 1.4 e 2.0 turbo. Além disso, a VW já confirmou que vai trazer as versões híbrida (GTE ) e elétrica (e-Golf).
LEIA MAIS: Volkswagen prepara novo rival para o Jeep Compass. E se chamará Tarek
Atualmente, o VW Golf é fabricado no Brasil, México e na Alemanha, e há grandes chances do antigo destaque entre os hatches médios voltar a ser importado de seu país de origem. É certo que sua produção na linha de montagem de Puebla (México) será encerrada a partir de 2019. A decisão foi tomada por pressão do sindicato dos trabalhadores de Wolfsburg (Alemanha), que quer que a produção do modelo de concentre na Europa. O que acontecerá com sua linha de montagem em São José dos Pinhais (PR) continua incerto.