Tamanho do texto

Vagas reservadas só podem ser ocupadas por pessoas de mais de 60 anos de idade, sejam elas motoristas ou acompanhantes, mas com certificado

Vagas de idoso: fáceis de localizar em vários estabelecimentos, viram tentação de quem não tem respeito
Divulgação
Vagas de idoso: fáceis de localizar em vários estabelecimentos, viram tentação de quem não tem respeito

Multas em vagas de idosos estão sendo aplicadas para quem não tem identificação e permissão para estacionar o carro nelas.  O objetivo disso é, de fato, limitar o acesso delas aos idosos, quem realmente necessitam desses locais especiais para estacionar seus carros, porque as vagas são maiores e mais próximas dos estabelecimentos.  Quem desobedecer as regras, deverá desembolsar R$ 293 e receberá 7 pontos na habilitação, além da possibilidade do carro ser guinchado no local.

LEIA MAIS: Hyundai Creta 2018 para PcDs é vendido a partir de R$ 70.000, com uma série de isenções tributárias

As exigências para se ter a permissão de usar essas vagas de idoso é ser maior de 60 anos de idade, ter o cartão de estacionamento e posicioná-lo visivelmente ao utilizar os espaços exclusivos.  Pessoas com menos de 60 anos também podem estacionar nelas, desde que estejam com o idoso regulamentado no carro.

LEIA MAIS: O cinto de segurança é crucial em acidentes, segundo mostra o estudo realizado pelo CESVI

Haja tinta na caneta para tanta multa

São muitos os que cometem irregularidades dessa natureza e ficam inventando desculpas, mas nada justifica a falta de civilidade e bom senso.  Isso pode ser observado através de um levantamento realizado pela CET, que mostra que só entre janeiro e abril, foram aplicadas 3.410 multas para pessoas assim,  bem como 996 multas em vagas de deficientes nas ruas.

LEIA MAIS: Aparelhos celulares são as principais causas de acidentes ao volante, como aponta estudo realizado pela Arteris

As vagas de idosos são facilmente encontradas em estabelecimentos como shopping centers, hospitais, escolas e locais públicos, como estabelecimentos em geral e algumas ruas.  A preocupação com os idosos é um dever do Estado, pois é sua obrigação prestar auxílio a quem precisa.  O que se espera é que a população tenha consciência de que as vagas especiais são feitas para as necessidades especiais de muitas pessoas. É importante lembrar, também, que mais cedo ou mais tarde elas serão usadas por todos nós, único momento que será possível sofrer com as infrações cometidas desse tipo.