Porsche Macan: SUV ganha edições limitadas com as pinturas que fizeram história nas 24 Horas de  Le Mans, na França
Divulgação
Porsche Macan: SUV ganha edições limitadas com as pinturas que fizeram história nas 24 Horas de Le Mans, na França

O que a Porsche desenvolve nas pistas acaba sendo levado para os carros de produção. Tive a oportunidade de aprender isso na prática enquanto pilotava o novo Panamera 4 e-Hybrid na pista da Fazenda Capuava, no interior de São Paulo. A receita que o time de engenharia da Porsche seguiu é bem simples de entender: juntar todas as qualidades do Panamera com o sucesso da marca em Le Mans a bordo do tricampeão 919 Hybrid. E o resultado não poderia ser outro: um carro híbrido arisco, com mais de 400 cv, e muita diversão ao volante.

LEIA MAIS: Aceleramos o Porsche Panamera 4 e-Hybrid na pista. Veja como foi

Entretanto, não esperávamos que a Porsche colocaria o kit estético dos carros de Le Mans em seus modelos urbanos. Mas isso aconteceu com o utilitário esportivo Macan, que assume sua melhor forma sob as vestes coloridas dos lendários carros de corrida da marca. Cinco deles desfilaram pelas ruas de Singapura, homenageando os modelos 917 e 956, que correram na tradicional prova de longa duração 24 de Le Mans.

LEIA MAIS: Porsche 911: aceleramos o superesportivo com novos pneus da Michelin

Fica difícil escolher o nosso favorito, mas ficamos com o carro que leva o kit Martini Racing e suas faixas inconfundíveis. O modelo Gulf, trajado com seu tradicional azul bebê e laranja, também merece destaque junto do carro rosa com marcações de corte. Não é a primeira vez que a marca transpõe o visual dos carros de Le mans para os modelos urbanos. No meio do ano, a Porsche já havia colocado as vestes de corrida do 919 Hybrid em um Macan para outra campanha na Ásia.

O adeus

A homenagem, entretanto, assume nuances de despedida. A Porsche está se desligando da categoria LMP1, mesmo com três vitórias consecutivas garantidas pela equipe com o 919 Hybrid. O novo objetivo da marca de Stuttgart será a Fórmula E, onde os executivos acreditam que a equipe poderá se desenvolver mais ainda nas tecnologias aplicadas em carros urbanos.

LEIA MAIS: Porsche mostra a nova geração do Cayenne Turbo

“Para nós, a Fórmula E tem um ambiente mais competitivo para impulsionar o desenvolvimento dos nossos veículos urbanos. Queremos torná-los mais sustentáveis e eficientes”, disse Michael Steiner, membro do conselho da Porsche. Vale lembrar que, com a saída da Porsche, apenas a Toyota continua na categoria LMP1 como fabricante oficial.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!