O CESVI/Mapfre (Centro de Experimentação e Segurança Viária) atualiza sua lista de índice de segurança para 2018. De acordo com o centro, 460 versões de 69 veículos de 15 fabricantes diferentes foram testados, representando cerca de 90% dos veículos novos vendidos no ano. Entre os quais, o destaque é o hatch médio Chevrolet Cruze Sport6, de acordo com o CESVI.
LEIA MAIS: Cerca de 20% dos carros que passam por vistoria têm falhas de segurança
A avaliação que consagra o Chevrolet Cruze leva cinco quesitos em consideração: seguranças ativa e passiva; assistências à condução e a segurança e proteção ao pedestre. Destaque também para o SUV Ford EcoSport, que aparece na segunda colocação. O hatch médio Focus surge em terceiro, na versão Titanium 2.0, enquanto Ranger XLS Diesel vem em seguida para ocupar a quarta colocação.
Conforme o levantamento do CESVI/Mapfre, o Volkswagen Golf 1.4 é o quinto veículo com melhor classificação no índice de segurança para 2018. O Toyota Corolla XRS, sedã médio mais vendido do Brasil, ocupa a sexta colocação. A Jeep tem dois representantes na lista. O Renegade Night Eagle aparece na sétima colocação, enquanto o Compass Limited surge em oitavo. Por fim, outros dois representantes da mesma marca: Honda Fit EXL, em nono, e HR-V Touring fechando o Top 10.
LEIA MAIS: Multas para pedestres e ciclistas são regulamentadas
“Atualizar o índice de segurança é uma forma de auxiliar o consumidor e o mercado de seguradoras a identificar os carros mais bem equipados com itens de segurança que visam preservar a vida de todos os envolvidos no trânsito. Esses itens, aliados ao bom comportamento de motoristas e passageiros, tendem a diminuir as fatalidades nas ruas”, afirma Alessandro Rubio, coordenador técnico do CESVI/Mapfre.
O item de segurança mais simples de todos
O próprio CESVI/Mapfre sustenta a importância de se usar o cinto de segurança, equipamento negligenciado por muitos. A partir de 2020, todos os carros fabricados no Brasil deverão contar com cinto de três pontos, inclusive no assento central do banco traseiro.
LEIA MAIS: CESVI apresenta ferramenta de inteligência artifical para orçamentos
Ainda conforme Rubio, existe o costume de não se utilizar o cinto, principalmente no banco de trás. "Isso acontece devido à falsa sensação que as pessoas têm de que serão protegidas pelos bancos da frente e não correm risco de sofrerem graves lesões ou de serem arremessadas do carro, no caso de uma colisão”, explica o técnico. O Chevrolet Cruze Sport6 integra assistências e "babás eletrônicas" como sensor de ponto-cego e sistema de frenagem automática, mas o item de segurança fundamental para garantir a segurança dos passageiros é o cinto de segurança.
Os 10 carros mais seguros do Brasil conforme o CESVI/Mapfre:
1 - Chevrolet Cruze Sport6 1.4 LTZ
2 - Ford EcoSport SE 1.5
3 - Ford Focus Titanium 2.0
4 - Ford Ranger XLS 2.2 Diesel
5 - Volkswagen Golf 1.4 TSI Highline
6 - Toyota Corolla XRS 2.0
7 - Jeep Renegade Night Eagle 2.0 Diesel
8 - Jeep Compass Limited Diesel 2.0 Diesel
9 - Honda Fit EXL 1.5
10 - Honda HR-V Touring 1.8