A Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores) divulga o panorama final de 2017. Mesmo não tendo sido o destaque de novembro e dezembro, o Honda HR-V se consagra como o SUV compacto mais vendido do ano com boa vantagem, acumulando 47.775 emplacamentos. O Hyundai Creta, por sua vez, bate recorde de vendas e aparece no segundo lugar, com 41.625 unidades vendidas.
LEIA MAIS: SUVs que chegarão ao Brasil até o segundo semestre de 2018
Mesmo com o sucesso de Honda HR-V e Hyundai Creta, a briga continua quente com o Jeep Renegade, em terceiro, após acumular 38.330 unidades no mesmo período. O Nissan Kicks, carro-chefe da marca japonesa no Brasil, foi o quarto SUV mais vendido de 2017, com 33.464.
Os modelos Ford EcoSport e Renault Duster surgem logo em seguida, com 31.195 e 17.638, respectivamente. Diferença de exatos 13.527 emplacamentos entre o quinto e o sexto colocado. O EcoSport foi reestilizado e ganhou novas versões, enquanto o SUV da Renault está prestes a mudar, em 2019.
LEIA MAIS: Hyundai Creta 1.6 Pulse Plus: andamos na versão mais interessante
O segmento de utilitários esportivos compactos registrou crescimento de 37% em 2017. Foram 414.547 unidades vendidas, correspondendo a 16,7% do mercado brasileiro. O modelo mais vendido, considerando todos os segmentos, foi o Jeep Compass, com 49.187 carros vendidos. Para se ter uma ideia do sucesso que o modelo pernambucano faz, seu rival direto, Toyota SW4, emplacou apenas 12.567 unidades em 2017. Nada mau para um SUV na faixa dos R$ 100 mil.
Lançamentos para 2018
Fica claro que, para fazer sucesso no Brasil, não dá para ignorar o segmento dos utilitários esportivos. E todas as fabricantes estão de olho no sucesso que eles estão fazendo. De acordo com dados dsa Anfavea (Associacão Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), os SUVs tiveram aumento de 37% nas vendas em 2017 em relação ao ano anterior. A Volkswagen, que se atrasou para entrar na briga, já está testando o T-Cross nas estradas brasileiras. Se tudo der certo, o SUV do Novo Polo será lançado no segundo semestre de 2018. A Ford, por sua vez, vai apostar em uma versão 4x4 do EcoSport para concorrer com os modelos de entrada do Jeep Compass.
LEIA MAIS: Por que o HR-V é o SUV compacto mais vendido do Brasil? Confira!
A Citroën finalmente trará o C4 Cactus para o Brasil, seguindo a mesma receita de seu irmão de plataforma, Peugeot 2008. O modelo será nacionalizado no Complexo Industrial de Porto Real (RJ) ainda este ano, com o mesmo design do modelo europeu. Além dele, a PSA também trará o 5008 para o Brasil. A Kia, que esteve bem apagada nos últimos anos, tem uma carta na manga na ascensão dos SUVs compactos. O novo Stonic virá para competir no mesmo segmento de Creta e HR-V, mas os detalhes ainda não foram revelados.
Até o Mitsubishi Eclipse, que fez parte do imaginário dos jovens de duas décadas atrás, ressurgirá no Brasil como um SUV nos próximos meses. O futuro do Chery Tiggo 2 continua nebuloso após a marca ter sido adquirida pelo Grupo CAOA, mas o modelo chinês deverá aparecer ao longo do ano. Por fim, o Renault Duster será uma das atrações da marca para o Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, mas seu lançamento acontecerá em meados do primeiro semestre de 2019.
Os 10 SUVs compactos mais vendidos de 2017
1 - Honda HR-V - 47.775 unidades
2 - Hyundai Creta - 41.625 unidades
3 - Jeep Renegade - 38.330 unidades
4 - Nissan Kicks - 33.464 unidades
5 - Ford EcoSport - 31.195 unidades
6 - Renault Duster - 17.638 unidades
7 - Renault Captur - 13.742 unidades
8 - Chevrolet Tracker - 12.136 unidades
9 - Peugeot 2008 - 10.571 unidades
10 - Lifan X60 - 2.268 unidades