Tamanho do texto

Eles deram adeus ao nosso País, mas continuam encantando as vidas de europeus e americanos. Confira a lista completa

Começamos 2017 de maneira nostálgica, relembrando os carros que nos encantavam nos anos 90 e no início da década passada. Pode parecer que não, mas entrar nos sites estrangeiros das nossas marcas de carros favoritas é como visitar o perfil do Facebook daquele seu amigo que se mudou para fora há muito tempo. “Como será que ele está hoje em dia?”.

LEIA MAIS: Peruas muito legais que nunca serão vendidas no Brasil

Não pudemos manter contato com esses antigos companheiros, mas eles seguiram suas vidas na Europa e nos Estados Unidos. Alguns deles podem até ter ocupado um lugar na sua garagem durante certo tempo. Com isso em mente, a reportagem do IG Carros revela cinco modelos que saíram do Brasil, mas continuam sendo vendidos lá fora. 

1 - Opel Zafira (a partir de R$ 117 mil em Portugal)

Opel Zafira: elegante, funcional e cara mesmo para os padrões europeus. Merece um lugar de destaque na lista
Divulgação
Opel Zafira: elegante, funcional e cara mesmo para os padrões europeus. Merece um lugar de destaque na lista

Ah, os áureos tempos de Opel no Brasil. Na nossa opinião, foi a época em que os carros da GM tiveram o design mais bonito em relação aos rivais. Na verdade, muitos nomes conhecidos continuam sendo vendidos pela GM na Europa, como Corsa, Astra e Meriva. Mas nós escolhemos o Zafira não apenas por conta de sua praticidade, mas pelo sucesso que fez por aqui e pela elegância que a falta à Spin, uma das únicas minivans vendidas no Brasil hoje em dia no Brasil. 

LEIA MAIS: Chevrolet Spin é sobrevivente racional das minivans de sete lugares

A minivan europeia está disponível em uma vasta gama de motores. Destacamos os eficientes 1.4 Ecotec, de 140 cv a gasolina, 1.6 BlueInjection diesel, de 134 cv e o 2.0 BlueInjection diesel, de 170 cv. A transmissão pode ser manual ou automática, sempre de seis marchas. A Opel Zafira parte de € 30.450 em Portugal, sendo um tanto quanto cara mesmo para o competitivo mercado europeu.

2 - Hyundai i30 (a partir de R$ 82 mil na França)

Hyundai i30: fez a cabeça dos jovens em sua primeira geração. Com a queda nas vendas, deixou de ser importado
Divulgação
Hyundai i30: fez a cabeça dos jovens em sua primeira geração. Com a queda nas vendas, deixou de ser importado

O Hyundai i30 chegou a liderar o segmento de hatches médios no Brasil em 2009, ficando à frente de concorrentes de peso como Chevrolet Vectra e Volkswagen Golf. Mas com os números pouco expressivos nas vendas de um segmento cada vez menos interessante no Brasil, a Hyundai CAOA optou por não importar a nova geração do i30 para o Brasil.

LEIA MAIS: Hatches médios que nunca serão vendidos no Brasil

O hatch média da marca coreana é vendido com duas opções de motorização a gasolina e uma diesel. A versão 1.0 entrega 120 cv, enquanto a 1.4 fica na casa dos 140 cv. Seu motor 1.6 diesel é capaz de desenvolver 136 cv de potência. Parte de € 21.400 na França, e seria uma boa oposição contra Chevrolet Cruze Sport6 e Volkswagen Golf no Brasil. Tem também a versão esportiva i30N, que vem com motor de 271 cv.

3 - Chevrolet Silverado (a partir de R$ 91 mil nos Estados Unidos)

Chevrolet Silverado: vendida por aqui nos anos 90, a picape competiu de igual pra igual com a Ford F-150
Divulgação
Chevrolet Silverado: vendida por aqui nos anos 90, a picape competiu de igual pra igual com a Ford F-150

Talvez você nem se lembre, mas a Chevrolet chegou a vender a Silverado oficialmente no Brasil, vinda da Argentina, nos anos 90. O modelo era direcionado aos trabalhadores rurais, transformando a picape em um objeto de desejo entre fazendeiros.

LEIA MAIS: O que as buscas de clientes no Google dizem sobre as montadoras brasileiras?

Nos Estados Unidos, a Chevrolet disponibiliza a Silverado em três motorizações: 4.3 V6, 5.4 V8 e 6.2 V8. Na versão HD 3500, a caçamba é estendida e mais duas rodas são adicionadas na parte de trás. Inimaginável para o Brasil, não é? Os preços começam em US$ 28.285 na terra do Trump, e não há qualquer concorrente para ela por aqui.

4 - Renault Clio (a partir de R$ 54 mil na França)

Renault Clio: um dos hatches mais legais da Europa. Ainda mais com a versão esportiva de 200 cv
Divulgação
Renault Clio: um dos hatches mais legais da Europa. Ainda mais com a versão esportiva de 200 cv

As coisas mudaram para o nosso pequeno Clio no tempo em que esteve fora. Ele cresceu e ganhou as mesmas proporções do Renault Sandero - o segmento dos subcompactos que o Clio ocupava no Brasil fica a cargo do Twingo na Europa. Destaque para o visual arrojado e elegante que a marca francesa adotou em sua renovação, mantendo uma boa distância do modelo defasado que foi vendido por aqui ao longo de tantos anos.

LEIA MAIS: Os carros mais econômicos de 2017, segundo o Inmetro

O Clio pode ser equipado com o motor 1.5, a diesel, de 110 cv, aliado a câmbio manual de 6 marchas. Também há uma versão de 120 cv de potência, mas o que vai encher os seus olhos de verdade é o Clio R.S com motor 1.6 de 200 cv. Imagine o que um hatch compacto e leve como o Clio pode fazer com um acerto especial da Renault Sport. Sem dúvida, um dos carros mais legais que nunca teremos o prazer de dirigir. Custa € 14.100 na França.

5 - Fiat Tipo (a partir de R$ 62 mil na Itália)

Fiat Tipo: o modelo faz seu retorno após um tempo de ausência na Europa.  Serviu de inspiração para o Argo nacional
Divulgação
Fiat Tipo: o modelo faz seu retorno após um tempo de ausência na Europa. Serviu de inspiração para o Argo nacional

Enquanto você desfilava de pochete e comemorava o tetra, este era o sonho de consumo da maioria dos jovens. O Fiat Tipo marca a nova investida da Fiat no segmento de hatches médios na Europa. Por aqui, o modelo foi substituído pelo Brava e, posteriormente, Stilo e Bravo. Com o fim da produção deste último modelo, a Fiat saiu definitivamente da decadente briga dos hatches médios no Brasil.

LEIA MAIS: Sedãs compactos 1.0: saiba quais são os mais econômicos para 2018

Seu design lembra bastante o nosso Fiat Argo. Evidentemente, o Tipo está para o Argo da mesma maneira que o Volkswagen Golf está para o Polo. O modelo pode vir equipado com motor 1.4 Fire, de 95 cv, ou 1.6 e-Torq, de 116 cv. Destaque também para o turbinado não tão esportivo T-Jet, de 122 cv de potência. De fato, o Tipo merece um espaço entre os carros mais legais que já estiveram no Brasil. O modelo é vendido por € 16.100 na Itália. Alguns desses modelos já esteve na garagem da sua casa? O que achou da aparência ao longo de todos esses anos? Faça seus comentários sobre a matéria mais abaixo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.