Pericles Mosca, diretor de GM OnStar e Maven no Brasil, assumiu o carro na Chevrolet com boas perspectivas para o futuro
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Pericles Mosca, diretor de GM OnStar e Maven no Brasil, assumiu o carro na Chevrolet com boas perspectivas para o futuro

A Chevrolet comemora a boa aceitação do sistema GM OnStar, que foi lançado no Brasil em outubro de 2015, quando foi instalado no modelo Cruze. Em linhas gerais, trata-se de uma assistência pessoal que inclui diversos serviços por meio de aplicativo no celular, pela internet ou entrando em contato com uma central de atendimento.

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Com o GM OnStar , há como monitorar as condições do carro, abrir ou fechar as portas, requisitar informações diversas, ou ainda ser atendido em situações de emergência, o que inclui acidentes, roubos e orientações de navegação, inclusive com envio de mapas pela o navegador GPS do carro.

Para falar um pouco sobre o sistema no Brasil, a reportagem de iG Carros conversou com o diretor de OnStar e Maven no Brasil, Pericles Mosca, executivo de 40 anos que assumiu o cargo em novembro ultimo, com larga experiência nas áreas de Vendas, Finanças e Gerenciamento de Risco.

Sistema OnStar: com o toque em um botão é possível usufruir de uma série de serviços úteis para os clientes
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Sistema OnStar: com o toque em um botão é possível usufruir de uma série de serviços úteis para os clientes

iG Carros - Qual é a atual base de clientes do OnStar no Brasil e como tem sido mais requisitado pelos usuários? 

Nós trabalhamos com base no Mercosul, o que inclui Brasil e Argentina. Levando isso em conta, temos 50 mil clientes hoje em dia, sendo a maior parte do no Brasil e com a assinatura Exclusive (R$ 80 mensais), que engloba o pacote mais completo, com mais de 20 serviços à disposição, como envio do destino ao MyLink ou pelo aplicativo e concierge, além de vários outros, como socorro mecânico e elétrico e monitoramento de rota. 

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As pessoas tem usado mais o OnStar para solicitar coordenadas nas estradas, pedir informações diversas, inclusive meteorológicas, mas também valorizam muito a questão da segurança, uma vez que temos ajudado a recuperar grande parte dos veículos roubados com o sistema. 

iG Carros – Aliás, sobre essa questão da recuperação de veículos, poderia nos contar alguma história interessante de algum usuário que teve o carro roubado e solicitou o sistema?

Claro, lembro de uma cliente na Argentina que teve o carro roubado e ficou a tarde inteira falando com a nossa central de atendimento para ajudar a resolver uma série de questões. Além disso, já encontramos carros roubados na fila do desmanche (que acabou sendo fechado pela polícia) e até em cima da plataforma, a caminho do Paraguai. Nesse caso, o veículo foi uma picape S10.

iG Carros – O fato dos carros da GM virem equipados com sistema OnStar tem levado a descontos nos valores de seguro?

Sem dúvida, as seguradoras estão dando descontos, que variam entre 15% e 20%. Em se tratando de seguro, existem muitas variáveis que dependem do perfil do usuário, da localidade onde o carro fica estacionado, enfim, diversos fatores. Mas, certamente, ter o OnStar é uma vantagem para quem tem seguro. 

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iG Carros - E como tem sido a eficiência do OnStar para recuperar um carro roubado?

Nós temos notícia de casos em que conseguimos ajudar a recuperar um carro roubado com OnStar em menos de duas horas. Inclusive, nosso sistema tem desestimulado a implatação de pontos de desmanche, uma vez que os veículos podem ser facilmente localizados.

iG Carros – Então, os clientes tem escolhido carros da GM pensando nas facilidades do sistema OnStar?

Tem sido um fator importante o OnStar, já que as pessoas valorizam bastante a questão da conectividade e estão atentas às novas tendências.

iG Carros – Há como adiantar o que a GM prepara de novidade para o OnStar em um futuro próximo?

Sim, entre outras novidades, teremos mapas do Google, um novo aplicativo e até conexão 4G dentro do carro, por meio de um hotspot. Além disso, vamos possibilitar as pessoas usufruírem do comércio eletrônico e ampliar as nossas parcerias, além da que já temos como a rede de postos Ipiranga e com o Sem Parar, por exemplo.

iG Carros – E qual é a previsão de aumento do número de clientes usuários do OnStar para os próximos anos?

A questão da conectividade ainda é nova na América do Sul. O sistema GM OnStar está há 20 anos nos Estados Unidos e é líder em conectividade veicular. Portanto, temos um largo campo para crescer na região do Mercosul.   

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