Hyundai Nexo: SUV servirá de base para uma nova família de modelos ecologicamente corretos da marca coreana
Divulgação
Hyundai Nexo: SUV servirá de base para uma nova família de modelos ecologicamente corretos da marca coreana

A Hyundai aproveita a principal feira de tecnologia do mundo, a CES (Consumer Eletronic Show), em Las Vegas (EUA), para mostra o SUV movido a hidrogênio Nexo, capaz de rodar 800 quilômetros sem precisar reabastecer, de acordo com a fabricante que promete lançar 18 novos modelos ecologicamente corretos até 2025. Trata-se da primeira vez que o carro é mostrado do jeito que será produzido, a partir do ano que vem.

LEIA MAIS: Hyundai testa no Brasil modelo menor que o HB20. Saiba detalhes

O desenho segue o estilo adotado no SUV compacto Hyundai Kona, o que pode ser notado principalmente pelo formato dos faróis. Além disso, o desenho da frente, com ampla grade dianteira, não disfarça que o motor do carro é bem diferente de um movido a combustão convencional. No caso, trata-se de um conjunto que funciona como célula a combustível, que usa hidrogênio como principal fonte de energia.

Trata-se de um sistema que foi aperfeiçoado em relação ao que chegou a ser apresentado no SUV ix35. Passou a ser mais leve e compacto, além de ter ganho eficiência.  Consegue gerar 161 cv e nada desprezíveis 19,9 kgfm de torque, números suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, de acordo com os números da fabricante. Mas o que impressiona é a autonomia de 800 quilômetros, o que é 215 quilômetros a mais que a do ix35. Bom também é que é preciso apenas 30 segundos para reabastecer completamente o SUV.

LEIA MAIS: Hyundai Kona é apresentado com motor 1.0, turbo, de 120 cavalos

Entre outros recursos, o Nexo é o primeiro modelo da Hyundai com sistema semi-autônomo, o que inclui recursos como o que mantém o carro dentro da faixa de pistas rodoviárias, mesmo em velocidades superiores a 140 km/h. Há também como dispensar o motorista com o uso do dispositivo que aciona os freios e o acelerador automaticamente. E até fazer balizas, uma vez que o carro pode estacionar sozinho.

Futuro próximo

Traseira é marcada pelo desenho arrojado que inclui vincos pronunciados e estilo futurista
Divulgação
Traseira é marcada pelo desenho arrojado que inclui vincos pronunciados e estilo futurista

Nos últimos anos, boa parte das fabricantes tem apresentado novidades na CES. A ideia é mostrar a proximidade das marcas de carros com o avanço tecnológico ligado às questões cada vez mais importantes no dia a dia das pessoas, como a conectividade e os sistemas autônomos, que vêm se aperfeiçoando de maneira rápida e consistente e logo deve se tornar realidade, primeiramente em países mais desenvolvidos da Europa, além dos Estados Unidos e Japão.

LEIA MAIS: Honda mostra carro movido a hidrogênio, que emite apenas vapor d´água

Além da Hyundai, a Toyota e a Volkswagen também mostraram carros autônomos com emissão zero de poluentes. A marca japonesa apresentou o protótipo e-Pallete, projetado para ser um escritório móvel, van de entregas, ou unidade de atendimento. E a alemã continua mostrando os modelos que vão fazer parte da nova linha de elétricos que começará a ser vendida em 2020 e terá até a Kombi do futuro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!