
Uma das atrações da Honda no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, até o próximo dia 20, é o curioso Clarity Fuel Cell . O modelo é movido por célula de combustível de hidrogênio, o que faz com que emita apenas vapor d´agua pelo escapamento quando está funcionando, tornando-o um veículo de emissão zero. Porém, hoje em dia, o carro é vendido apenas no Japão e pode ser considerado pioneiro, com a primeira geração lançada há oito anos.
LEIA MAIS: Honda WR-V é mostrado pela primeira vez. Será lançado no início de 2017

Honda Clarity Fuel Cell tem traseira volumosa para comportar os tanques de hidrogênio
Além do motor elétrico, de 130 kW, o Clarity também vem com um tanque de alta pressão de hidrogênio, de 70 Mpa, que permite uma autonomia de aproximadamente 750 km. O tanque de hidrogênio pode ser abastecido em cerca de três minutos, com uma facilidade equivalente a um automóvel movido a gasolina.
O sedã também pode converter o hidrogênio dos tanques em eletricidade para abastecer uma casa por até sete dias. Basta conectar o automóvel a um dispositivo portátil chamado Power Exporter 9000, que o Clarity Fuel Cell se transforma em uma “usina de força sobre rodas”, fornecendo eletricidade para a residência no momento de falta de energia da rede pública.
LEIA MAIS: Honda revela novo CR-V com motor 1.5, turbo, de 190 cv
Estratégia de mercado

No primeiro ano de vendas no Japão, a Honda se concentrou em oferecer o carro para órgãos do governo local e empresas com os quais já mantém parceria para a popularização dos veículos movidos por células de combustível.
LEIA MAIS: Honda HR-V ganha ova versão topo de linha Touring que chega em março

Honda Clarity Fuel Cell é abastecido rapidamente e de maneira segura com hidrogênio
Durante esse período, a marca apurou informações sobre o uso do Clarity Fuel Cell , assim como do dispositivo de energia externa, e compilou as diversas opiniões e solicitações dos usuários, para depois iniciar as vendas aos consumidores individuais.
O Clarity é produzido na unidade de Takanezawa (município de Tochigi, no Japão) em um volume inicial de 200 unidades ao ano. A expectativa futura é lançar o Clarity Fuel Cell na Europa e Estados Unidos. Não há planos da fabricante vender o carro no Brasil de acordo com informações da fabricante.