Hyundai Creta: a cada mês, o SUV da Hyundai encosta no principal rival em vendas
Divulgação
Hyundai Creta: a cada mês, o SUV da Hyundai encosta no principal rival em vendas

De acordo com o levantamento publicado pela Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos), o Honda HR-V foi o SUV compacto mais vendido do ano de 2017 com boa vantagem, acumulando 47.775 emplacamentos. O rival Hyundai Creta, por sua vez, bateu recorde de vendas e aparece no segundo lugar, com 41.625 unidades vendidas.

LEIA MAIS: Hyundai Creta Pulse Plus 1.6: andamos na versão mais interessante do SUV

Tivemos a oportunidade de andar em ambos  e chegamos à conclusão de que, apesar de vender menos, o Hyundai Creta é mais interessante que o Honda HR-V. Partindo disso, a reportagem doiIG Carros enumera cinco tópicos que mostram a razão pela qual, hoje em dia, vale mais a pena levar para a garagem de casa do SUV da marca coreana e não o concorrente.

1 - Ao gosto do freguês

Hyundai Creta Sport: uma das várias versões do SUV coreano
Divulgação
Hyundai Creta Sport: uma das várias versões do SUV coreano

A Hyundai oferece mais versões para o Creta. Você poderá configurar o SUV montado Piracicaba (SP) com motor 1.6, que pode ser acoplado ao câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. Além disso, o carro também está disponível com o  2.0, de 166 cv, que funciona apenas com a caixa automática, com conversor de torque, que garante um pouco mais de agilidade que o CVT do Honda. Portanto, o Creta é vendido atualmente nas seguintes versões: Pulse, Attittude, Prestige e Sport - as últimas duas valem para o motor mais potente. Com tantas opções disponíveis, é mais provável que o Creta saia exatamente ao seu gosto da concessionária.

LEIA MAIS: Por que o Honda HR-V é líder de vendas entre os SUVs compactos?

Por outro lado, o Honda HR-V mantém quatro versões: LX, com câmbio manual, EX, EXL e Touring, todas equipadas com o já conhecido motor 1.8, de 140 cv (que já equipou a regarção anterior do sedã Civic)  e o pacato câmbio CVT. Como você pode ver, as opções para o SUV da marca japonesa feito em Sumaré (SP) são bem mais limitadas. Além disso, o carro está prestes a receber uma série de novos detalhes na versão renovada, que acaba de ser mostrada na Japão e que deverá chegar ao Brasil no fim do ano. Além de retoques no desenho, o SUV pode ficar um pouco mais equipado desde as versões mais em conta e ganhar central multimídia mais moderna.

2 - Conveniências e sistema multimídia                                                                                                 

Hyundai Creta Sport: compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay está entre os destaques
Divulgação
Hyundai Creta Sport: compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay está entre os destaques

Um dos pontos que faltam ao HR-V no cômputo geral é um isolamento acústico um pouco mais caprichado. Nota-se que ronco do motor 1.8 do HR-V acaba entrando mais no interior do que no Creta, que se mostra superior ao rival nesse aspecto. Além disso,  pelo menos por enquanto,  o sistema multimídia do Hyundai  consegue ser melhor, mais moderno e intuitivo que o do Honda, que deverá adotar o mesmo sistema que equipa o Fit 2018 e passará a estar também na linha atualizada do sedã compacto City.

Você viu?

Um dos motivos que acabam deixando o Creta num patamar ligeiramente acima do HR-V é que  o modelo da marca coreana é um projeto mais recente, portanto, acaba se sobressaindo nesses quesitos. O Creta também integra GPS, com opções de conectividade para Apple CarPlay e Android Auto, sendo que o último pode parear a tela do Waze.

3 - Desempenho

Hyundai Creta Sport: o único SUV com 0 a 100 km/h abaixo dos 10 segundos
Divulgação
Hyundai Creta Sport: o único SUV com 0 a 100 km/h abaixo dos 10 segundos

O Hyundai Creta anda mais que o Honda HR-V pelo o que notamos no dia a dia e conforme os dados de desempenho das fabricantes. De acordo com as medições, o SUV da marca coreana, quando equipado com motor 2.0, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. Trata-se do único utilitário do segmento compacto capaz de atingir a marca em menos de 10 segundos.

LEIA MAIS: Hyundai Creta Prestige encara Honda HR-V Touring: ambos topo de linha

Entretanto, o rival HR-V não fica muito atrás. Para acelerar de  0 a 100 km/h precisa de 10,5 segundos, ainda conforme as medições da Honda. Portanto, na hora de comprar seu SUV compacto, saiba que o Hyundai Creta 2.0 irá proporcionar momentos mais divertidos atrás do volante, embora ainda possa evoluir mais, uma vez que poderia vir com as hastes no volante para trocas sequenciais do câmbio automático de seis marchas, que podem ser feitas apenas pela própria alavanca no console central. Mas, levando em cota a relação entre peso e potència, o Hyundai vence o rival da Honda com certa folga: 8,4 kg/cv ante 9,1 kg/cv.

4 - Custo Benefício

Hyundai Creta x Honda HR-V: o SUV coreano se destaca no pós-venda, principalmente na garantia
Nicolas Tavares/iG
Hyundai Creta x Honda HR-V: o SUV coreano se destaca no pós-venda, principalmente na garantia

Comparando preço e pacote de equipamentos entre os SUVs, chegamos à conclusão de que o Hyundai Creta também compensa mais em relação ao HR-V. Vale colocar isso na conta das várias versões disponíveis para o SUV coreano. Desde as versões mais básicas, o modelo da marca coreana integra sistema start-stop.

O Hyundai tem preço sugerido que vai de R$ 66.960 e chega a R$ 100.990, no caso do Prestige 2.0, que vem até com aquecimento dos bancos de couro. No caso Honda, a versão básica LX parte de R$  73.569 e a topo Touring atinge salgados R$ 107.900. O pós-venda também é um ponto à favor da Hyundai. A marca oferece as cinco primeiras revisões gratuitas para o Creta, se você optar pela versão Prestige. Destacamos também o tempo de garantia: cinco anos para o Creta, e três ao HR-V.

5 - Conforto e acerto de suspensão

Hyundai Creta: mais silencioso que o rival, garantirá um trajeto mais tranquilo
Divulgação
Hyundai Creta: mais silencioso que o rival, garantirá um trajeto mais tranquilo

Não é apenas na hora de acelerar que o Creta se destaca em relação ao HR-V. A suspensão do Hyundai é mais acertada, bem como a estrutura com melhor rigidez torcional, o que ajuda na estabilidade nas curvas. Conforme nosso comparativo, são carros que transmitem segurança em movimento, mas o rodar do Hyundai é mais silencioso e confortável.

Bom também é que SUV coreano é capaz de absorver as irregularidades do piso e não apresenta nenhum tipo de rangido, ou barulho incômodo de acabamento por causa de peças mal encaixadas ou algo do gênero. Outro tópico de destaque ao Creta é a distância livre do solo um pouco maior. 19 cm ante 17,7 cm do HR-V), o que fica mais de acordo com a proposta de utilitário esportivo e facilita passar por obstáculos como valetas e lombadas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!