![BMW 750Li: o topo de toda a linha da marca, voltado para quem quer luxo e se sentir mimado ao extremo BMW 750Li: o topo de toda a linha da marca, voltado para quem quer luxo e se sentir mimado ao extremo](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/dz/hg/ig/dzhgigf092kypozmdcv75i5kn.jpg)
A BMW lança a linha 2018 do luxuoso 750Li, que sai a partir de R$ 774.950. É um “baita” preço, nos dois sentidos, uma vez que é sim uma grande quantia de dinheiro, mas por outro lado, pensando no tanto que o carro entrega, a ideia sobre ele muda completamente. Tanto que isso tem a ver com o fato de custar até três vezes menos que alguns Rolls-Royce e Bentley mas, ainda sim, os superou em avaliações de carro de luxo do ano em 2016 e 2017, realizadas por especialistas do segmento. Além disso, é motivo de polêmica entre os amantes de mansões sobre rodas, mas falaremos sobre esse assunto mais adiante. Por enquanto, veja o que o sedã de luxo tem a oferecer.
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A sofisticação no BMW aparece antes mesmo de abrir a porta do carro, uma vez que sua chave vem equipada com um pequeno visor de LCD colorido, sensível ao toque. Por meio dela é possível travar e destravar as portas, acender e apagar as luzes internas, ligar ou desligar o ar condicionado, erguer ou recolher os vidros laterais, assim como acessar diversas informações sobre o veículo, como localização, autonomia, serviços e reparos. Entretanto, como os assentos traseiros dos carros de luxo é o espaço onde mais se aproveita o requinte, é por lá que começaremos (sim, começa só agora) a listagem.
Os assentos podem ser ajustados com comandos elétricos e possuem função de aquecimento, massagem e exercícios físicos. No lugar do assento do meio, há o console central com espaço para guardar objetos. Daí também sai uma pequena mesa. No meio de onde seria o encosto do meio, uma portinha pode ser aberta para acessar a geladeira. Além disso, encontra-se um tablet de sete polegadas no console, que permite controlar o sistema multimídia e outras funções, bem como rebater o banco dianteiro do passageiro até que seja possível esticar as pernas.
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Cinema sobre rodas
Enquanto o motorista se preocupa com o trânsito, os passageiros sentados atrás podem ficar bem tranquilos. Há duas telas de 10 polegadas nas “costas” dos bancos dianteiros, que transmitem imagens de TV, DVD e Blu-Ray. Já o sistema de som, conta com 16 alto falantes e amplificador de 10 canais. A privacidade e comodidade de quem vai atrás é favorecida graças à presença de cortinas para as janelas, acionadas eletronicamente. Além disso, tem um teto solar com luzes de LED integradas, para simular um céu estrelado. Para isso, utiliza-se de 15 mil pontos gráficos, com seis cores diferentes.
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![O motor V8 biturbo que equipa o sedã de luxo é o mesmo da esportiva puro-sangue M5, só que com acerto mais manso O motor V8 biturbo que equipa o sedã de luxo é o mesmo da esportiva puro-sangue M5, só que com acerto mais manso](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/58/wj/mw/58wjmwl6gwdwu77f2nrtjzuyy.jpg)
Se decidir dirigir um pouco, vai encontrar um carro muito bem preparado. Conta com um total de seis airbags e, apesar dos 5,238 metros de comprimento (é o maior carro da BMW), o Série 7 é equipado com um V8 4.4 biturbo de 450 cv e 66,2 kgfm, combinado ao câmbio automático de oito marchas. Com isso, garante o seu tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e a velocidade máxima atinja os 250 km/h, limitados eletronicamente pela fábrica. O motorista conta, também, com controle de tração e estabilidade, pneus run-flat (que podem rodar mesmo em caso de furos) e quatro câmeras, que fornecem uma visão de 360°. Seu painel de instrumentos digital usa uma tela de 12,3 polegadas para mostrar o velocímetro, conta-giros, informações de rota, chamadas telefônicas e entretenimento. Além disso, tem Heads-Up Display , que projeta dados no para-brisa do carro e, com isso, elimina a necessidade de olhar constantemente para o cluster.
Cansou de ficar totalmente no controle? Então pode contar com uma assistência de direção e de faixa de rodagem, que por meio de câmeras e sensores, reconhece pedestres e permitem a visualização em efeito 3D de todo o entorno do veículo, facilitando manobras e prevenindo colisões. Até a central multimídia vem para facilitar a vida, já que é possível controlar o sistema pelos comandos no console central, pelo toque na tela touchscreen ou por gestos, usando um sensor 3D que reconhece alguns gestos específicos para aumentar o som, atender uma chamada ou mexer no navegador por GPS.
O carro é pensado para um público tão específico que, quando a atual geração chegou ao Brasil em 2016, a BMW tinha uma expectativa de vender apenas 50 unidades naquele ano, o que foi considerado um plano bastante otimista, uma vez que a previsão era de que o mercado premium iria recuar entre 27 e 28%.
Polêmica
Há uma grande polêmica sobre o BMW 750Li, que também engloba outros modelos da Série 7. O fato da Rolls Royce utilizar sua plataforma para carros como o Phantom e o Ghost faz muitos pensarem que são o mesmo carro, mas com “rosto” e grife diferentes; enquanto isso, outros discordam. A realidade é que, tanto o 750Li quanto o Ghost (tomando ele como exemplo), contam com quantidade similar de equipamentos e apetrechos de luxo; entretanto, a Rolls Royce se preocupa ainda mais com a utilização de materiais extremamente sofisticados para fabricação de todo o carro, bem como uma gama ainda maior de opcionais.
Alguns exemplos? Se quiser uma estrutura de separação entre o habitáculo dianteiro e o traseiro, que poderá ser feito de madeira nobre com cristais, o opcional sai por aproximadamente R$ 220.000. Vai um mini bar no porta-malas, que acompanha duas taças exclusivas e tem espaço para duas garrafas de champagne? Ok: bota mais R$ 100.000 na conta. Então, quer porta-joias ou frigobar de porta? Some mais R$ 95.000. Só até aí, o valor dos opcionais já somam mais da metade do preço de uma BMW 750Li, entretanto, se quiser um Rolls Royce com tudo o que tem direito, espere por mais uns 11 opcionais desses a mais.
Segundo a fabricante, as cores disponíveis para o BMW somam um total de 22 opções. São elas: Branco Alpino e Preto 2 (sólidas); mais 10 de acabamento metálico: Preto Safira, Prata Kashmir, Prata Glacial, Azul Imperial, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Jatoba, Cedro de Atlas, Cinza Magellan e Cinza Ártico; e mais nove opções de acabamento metálico da linha BMW Individual: Preto Rubi, Moonstone, Marrom Almadin, Vermelho Aventurine, Preto Azurite, Branco Brilhante, Pure Metal Silver, Frozen Dark Brown e Frozen Artic Grey. O interior inclui revestimentos de couro Nappa, de alto padrão, nas cores preto, bege Canberra, bege Zagora, Ivory, Cognac e Mocha.